Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Faltam poucos meses para o verão, dicas para emagrecer com saúde.

Quando os quilinhos a mais atrapalham surgem diversas dúvidas a respeito do que é certo ou errado para emagrecer. Por isso, elaboramos 11 perguntas e respostas sobre as dúvidas mais freqüentes de quem deseja atingir o peso ideal com saúde.

1. Para eliminar peso é preciso passar fome?
Não. Pelo contrário, para que a eliminação de peso seja de forma saudável, você não deve sentir fome, apenas deve modificar os maus hábitos alimentares e comer de forma balanceada, com cerca de 5 a 6 refeições por dia, na quantidade certa.
2. Para que eu elimine peso rapidamente devo fazer uma dieta restrita?
Não é preciso e nem é saudável restringir as calorias excessivamente. O sucesso para eliminar peso e depois mantê-lo por toda a vida, é se reeducar, ou seja, aprender a comer. E para isso um nutricionista poderá montar um plano alimentar adequado com o déficit de calorias necessário.

3. Beber água em jejum emagrece?
Não. Mas a água é essencial para o ser humano. Durante o dia, eliminamos muita água através da transpiração, respiração, urina, etc. É preciso repor esta perda, para que assim o seu organismo trabalhe corretamente. A água ainda melhora o funcionamento intestinal, auxiliando na digestão e eliminação de substâncias que o organismo não precisa mais. Além de outros benefícios que a água proporciona.

4. Tenho que parar de comer doces?
Na reeducação alimentar você pode comer de tudo, só que na quantidade e freqüência certas. Esta regra se aplica ao consumo de doces também. Você pode comer, mas na quantidade certa e de vez em quando. Se pintar aquela vontade incontrolável, dê preferência por uma frutinha ou gelatina.

5. Se eu consumir alimentos de grupos variados nas refeições principais, não corro o risco de engordar, ao invés de emagrecer?
Não. O segredo está na quantidade, comendo a quantidade certa não vai prejudicar. Comer com qualidade é essencial para eliminar peso com saúde, pois os nutrientes irão proporcionar um melhor trabalho metabólico e conseqüentemente um emagrecimento mais efetivo.

6. Se abusar da dieta num dia, posso compensar no outro, comendo menos ou ficando em jejum?Procure não abusar, mas caso aconteça, no dia seguinte volte a seguir um plano alimentar de emagrecimento. Não é preciso ficar sem comer ou comer menos ainda. Uma dica boa é praticar exercícios físicos, para que assim você “queime” mais calorias. Comer apenas saladas e frutas poderá causar deficiência de nutrientes no seu corpo, e por mais que haja uma perda de peso rápida esta não será duradoura e com saúde.

7. Os medicamentos são importantes no processo de eliminação de peso?
Através da reeducação alimentar e da prática de exercícios, você pode conseguir ótimos resultados. Existem casos em que o uso do medicamento se faz necessário, mas somente um médico pode verificar esta necessidade e prescrever tais medicamentos.

8. Para ter sucesso na eliminação de peso, eu só devo consumir alimentos diet e light?Primeiramente vamos explicar rapidamente a diferença entre diet e light. Quando o alimento é diet significa que ele é isento de algum nutriente, por exemplo: chocolate diet, não possui açúcar, mas possui muita gordura, o que o torna mais calórico do que o chocolate normal. Já o alimento light possui 25% menos calorias do que o alimento tradicional, podendo sim contribuir para eliminação de peso. Mas mesmo sem consumir produtos light ou diet, você pode eliminar peso.

9. Mesmo sem praticar exercícios físicos eu consigo eliminar peso?
Praticar exercícios é muito saudável, proporciona vários benefícios ao corpo como um gasto calórico maior que colabora com o emagrecimento. Você pode emagrecer sendo sedentário mas, o mais indicado é conciliar os dois tratamentos.

10. Para emagrecer tenho que ter horários fixos para comer?
Uma alimentação fracionada contribui muito para eliminação de peso. Não é preciso ter horários fixos, mas também não se deve ficar muitas horas sem comer. O ideal é não ultrapassar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra.

11. Trabalho o dia todo e tenho uma vida agitada, como posso seguir uma dieta?
Sim, isso é possível. Basta ter força de vontade e um pouquinho de esforço. Você pode levar alimentos práticos para o trabalho, para comer nas refeições intermediárias. Nas refeições principais, caso você coma na rua, opte por alimentos saudáveis, sempre de forma balanceada.

Escrito por:
Milena LimaFonte: Cyber Diet

Nenhum comentário: