Páginas

domingo, 16 de agosto de 2009

Gripe A prevenção: Dica 2 - Alho e Própolis
Continuando as apresentações sobre procedimentos simples para fortelecimento do sistema imunológico e prevenção da contaminação pelo vírus H1N1 e dos efeitos da Gripe A recomendados pelo Dr. Marcio Bontempo (CRM-DF 15458), médico sanitarista do DF, apresento o alho e a própolis.
Alho
O alho é rico em alicina, é uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida, além de mais de uma dezena de outros componentes imunoestimulantes. Basta ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e mais vale a boa saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.
Própolis
A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico natural, incluindo uma forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção. Foram reconhecidos mais de 100 princípios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês, seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

Psicólogo clínico em Gestalt-terapia, Psicoterapia Cognitiva, e Biofeedback. Docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de educação e saúde. Atualmente envolvido com estudos nas áreas das neurociências, estresse e psicossomática. Meu curriculum encontra-se em: http://lattes.cnpq.br/3934028277396847

Nenhum comentário: