Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gripe suína: América do Sul terá vacina a partir de março, diz OPS

A diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), Mirta Roses, disse que os países sul-americanos só terão acesso à vacina para a gripe A (H1N1) provavelmente a partir de março de 2010.

- Ainda há muitas dúvidas. Se a vacina estiver disponível, não será para antes de novembro para o Hemisfério Norte. Já para os países da região, não seria antes de março - afirmou ela em entrevista ao jornal El País, do Uruguai.

A funcionária, que fez uma visita de dois dias a Montevidéu, considerou também que a região deverá definir quais grupos terão prioridade para receber o medicamento. Segundo ela, somente depois disso será possível "fazer os cálculos e iniciar as negociações com as empresas" fabricantes da vacina.

Roses ressaltou que o número de contágios da nova gripe na América do Sul pode se manter alto, mas indicou que "ainda é muito cedo para entender como se comportará o vírus influenza A", causador da enfermidade.

- Estamos observando para ver como o vírus se comportará, se ele vai afetar mais pessoas durante o inverno. Ainda não sabemos muito - explicou.
A diretora da OPS visitou vários países sul-americanos nos últimos dias e discutiu maneiras de adquirir estoques da vacina para a doença.

Há duas semanas, durante uma cúpula em Quito (Equador), a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) anunciou que recorrerá a um fundo da entidade para comprar o medicamento.
Na última quarta-feira, o governo do Uruguai informou que já reservou 2 milhões de doses, com as quais pretende imunizar um terço de sua população.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente as nações do Hemisfério Norte já encomendaram mais de um bilhão de doses da vacina.

O alto número de reservas, somado às dificuldades para produzir o medicamento, pode levar à escassez dos estoques, sobretudo para regiões mais pobres.
(Fonte: JB online / Portal Terra com informações da agência Ansa)

Nenhum comentário: