Páginas

sábado, 22 de agosto de 2009

Queimadas afetam mais da metade das cidades brasileiras, revela pesquisa

Mais da metade dos municípios brasileiros sofre com queimadas, desmatamentos e assoreamentos. É o que aponta um levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), com base na pesquisa "Perfil dos Municípios Brasileiros de 2008", do IBGE.De acordo com a pesquisa, focos de incêndio foram verificados em 54,3% dos 5.563 municípios do país.
As regiões Norte e Nordeste são as que concentram o maior número de cidades com queimadas: Maranhão (88%), Tocantins (82,7%) e Rondônia (80,77%).Segundo a CNM, as queimadas na região amazônica, onde se concentra o problema, são comuns em razão da transformação das florestas em pastos e áreas para agricultura e manutenção destes locais. "O estudo, inédito, pode orientar e estimular os municípios a saber como agir localmente contra as queimadas", diz Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.
Em 53,5% das cidades brasileiras foram constatados casos de desmatamento. O Maranhão também é o Estado com mais cidades atingidas (84,8%), seguido de Pará, Ceará, Pernambuco e Bahia. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão, um trabalho para mapear as áreas de maior incidência de desmatamento e queimadas está sendo realizado para minimizar os impactos.A secretaria diz que as queimadas nos pastos são um "vício comum" entre proprietários rurais da região sudoeste em períodos que antecedem o novo plantio. A ação das carvoarias ilegais também é apontada como causa.
Outros problemas - Terceiro problema com maior incidência no país, o assoreamento de corpos d'água afeta 53% da cidades, segundo a pesquisa.Poluição e escassez de água atingem, respectivamente, 41,7% e 40,8% dos municípios. Neste quesito, após a Paraíba, que concentra mais municípios atingidos por escassez de água (76,7%), aparece o Rio Grande do Sul (61,1%). "Antes o Estado não sofria com falta d'água. Mas com as mudanças climáticas um dos maiores investimentos foi para abertura de poços nas cidades", diz Ziulkoski.
Outro dado que chama a atenção no estudo é o ranking dos Estados com mais municípios com incidência de poluição do ar. São Paulo não aparece entre os dez primeiros. Rondônia lidera a lista.
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: