Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cresce a busca por certificação ambiental no Brasil

Meio Ambiente
Texto de: 22/09/2009

- Desde 2004, 139 construções brasileiras entraram com pedido de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
A certificação impõe a prédios a adoção de medidas ecologicamente corretas, garantindo uma valorização de 20% aos imóveis aprovados, e é procurada, sobretudo, por construções AA.
O número é pequeno quando comparado ao total verificado no mundo, onde mais de 100 mil construções iniciaram o processo de certificação. Porém, é crescente. Das 139 solicitações, 92, ou 66% do total, aconteceram nos últimos dois anos. Os dados são do "Green Building Council Brasil" (GBC Brasil), entidade que congrega empresas e profissionais com o objetivo de disseminar a importância da certificação LEED e de outras práticas ecologicamente corretas.
"A tendência é que o número aumente com a extensão das normas às construções pré-existentes, que estamos disseminando pelo chamado 'LEED for Existing Buildings: Operations & Maintenance', ou 'LEED EBOM'. Afinal, as construções pré-existentes representam 98% do total", afirma Fernando Sodré, membro do "Green Building Council Brasil" e diretor da rede de serviços de limpeza Limpidus.Alguns requisitos para a obtenção do certificado são comuns tanto aos prédios em construção quanto aos pré-existentes. São medidas como o uso adequado de energia e de água, de produtos e práticas de limpeza preferíveis do ponto de vista ambiental, instituição de políticas de compras sustentáveis, do gerenciamento de resíduos e de monitoramento contínuo da qualidade ambiental de interiores. Ao contrário do que o senso comum indica, nem todas têm alto custo.
"Cerca de 30% dos pontos necessários para a obtenção da certificação de "Green Building" podem ser obtidos apenas com os serviços de limpeza. Basta que a empresa implante um Programa de GreenCleaning, cujo custo é praticamente o mesmo de um serviço de limpeza convencional, e que os procedimentos adotados atendam as normas da LEED", afirma Fernando Sodré. A Limpidus implantou no Brasil o primeiro programa de limpeza verde certificado internacionalmente pelo GreenClean Institute.
Segundo Sodré, além de qualificações ambientais, um programa de limpeza verde traz ganhos na qualidade de vida de quem passa a maior parte do dia dentro de escritórios ou salas de aula. "Muitos problemas respiratórios são causados pela volatização de substâncias tóxicas provenientes de produtos químicos de materiais de limpeza não-adequados", diz.

Nenhum comentário: