Páginas

sábado, 5 de setembro de 2009

Doenças Relacionadas com a Água

As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil.

Amebíase

Amebíase é uma doença endêmica em grande parte do território brasileiro e amplamente disseminada por todo o mundo.

Agente causador: é o protozoário Entamoeba histolytica, um típico exemplo de protozoário rizópoda, isto é, protozoa destituído de flagelos ou cílios.

Transmissão: Eliminados com as fezes pelas pessoas doentes, os cistos contaminam a água dos rios e, levados por esta ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, também contaminam frutos, verduras e diversos alimentos, permitindo o alastramento dessa protozoose.
Ciclo: As amebas se desenvolvem ou proliferam notadamente no intestino grosso, embora possam ser encontradas também no intestino delgado.

Quadro clínico: diarréia.

Profilaxia: Há medicação específica para essa doença. Mas a profilaxia depende também de:
*cuidados pessoais de higiene*limpeza das mãos e dos alimentos*saneamento básico nas regiões onde a pobreza e a promiscuidade facilitam a dispersão da endemia.

Ancilostomose ou amarelão

Agente causador: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Transmissão: pela penetração de larvas dos vermes pela pele ou ingestão de ovos do parasita através de água e alimentos contaminados.

Ciclo: no intestino, a fêmea adulta põe ovos que são eliminados pelas fezes. No solo formam-se larvas que podem atravessar a pele humana. As larvas caem na circulação, chegam ao coração, pulmões, atravessam a parede dos alvéolos, sobem à árvore respiratória, chegam à faringe e são deglutidas chegando ao intestino e formam vermes adultos.

Quadro clínico: O verme se alimenta de sangue, há anemia, fraqueza, emagrecimento, desânimo, pele cor amarelada (amarelão). Pode surgir pervesão do apetite como hábito de comer terra, dores abdominais, vômito, diarréia e às vezes desinteria.

Profilaxia

Higiene alimentar
Uso de calçado
Instalações sanitárias adequadas
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes.

Ascaridiáse

Agente causador: Ascaris lumbricoides., conhecido como lombriga.

Transmissão: pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos da lombriga.

Ciclo: os ovos são ingeridos, chegam ao intestino do hospedeiro onde se abrem e liberam larvas que atravessam a parede intestinal, caem na circulação, passam para o fígado e pulmões. Nos pulmões atravessam os alvéolos, sobem pela árvore respiratória até chegar à faringe e são deglutidas. No intestino delgado transformam-se em vermes adultos.

Quadro clinico: quase não há problemas. Quando o número de vermes é grande, pode haver perigo de obstrução intestinal.

Profilaxia

Higiene alimentar
Instalações sanitárias adequadas
Educação sanitária
Tratamento dos doentes

Cólera

Agente causador: vibrião colérico (vibrio cholerae), uma bact´ria na forma de vírgula.

Transmissão: Ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. As precárias condições de saneamento básico (abastecimento de água potável e sistemas de esgoto) são as principais causas de propagação do cólera.

Sintomas: diarréia intensa, desidratação, dor abdominal. Pode ocorrer morte.

Profilaxia

Saneamento básico
Instalações sanitárias adequadas
Tratamento dos doentes
Educação sanitária
Higiene alimentar

Dengue
É uma doença infecciosa aguda, de gravidade variável, causada por um vírus.

Agente causador: é um arbovírus,sendo conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Transmissão: Os vetores são culicídeos do gênero Aedes aegypti na transmissão da doença. Entre outros vetores de menor importância epidemiológica estaria o Aedes albopictus, vetor de manutenção da doença na Ásia, porém ainda não foi associada à transmissão do dengue nas Américas. A fonte de infecção e reservatório vertebrado é o homem, pois até hoje somente este desenvolve a doença.
Transmissão: A transmissão se faz pela picada do mosquito fêmea infectado.

Ciclo: ocorre da seguinte forma: homem - Aedes aegypti - homem.

Ciclo de vida: Os mosquitos do gênero Aedes bem como todos os da família Culicidae, apresentam duas fases: aquáticas e terrestre.

Fase aquática: ovo, larva e pupa.

Fase terrestre: mosquito adulto.

Profilaxia

Combate ao mosquito transmissor.
Eliminação de criadouros de mosquitos.
Educação sanitária.

Enterobíase ou oxiurose

Agente causador: Enterobius vermiculares , um verme pequeno, branco.

Transmissão: Pela ingestão de ovos do verme em água e alimentos contaminados.

Ciclo: os vermes adultos fixam-se à parede intestinal. As fêmeas, na época da postura desprendem-se e vão às proximidades do ânus depor ovos que são eliminados no meio exteno.

Sintoma principal: coceira anal, mas pode haver náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia e irritabilidade.

Profilaxia
Higiene pessoal e alimentar
Higiene da casa
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes

Esquistossomose
Agente causador: No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni. Os vermes adultos vivem dentro de pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente; alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro.

Ciclo: O hospedeiro intermediário é o caramujo do gênero Biomphalaria. É um molusco de água doce chamado planorbídeo - conhecido popularmente por caramujo. Os caramujos vivem na água doce de córregos, riachos, alagados, brejos, açudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza. Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes. Os caramujos põem ovos, dos quais, depois de alguns dias, nascem novos caramujos que crescem e se tornam adultos.

Ciclo intermediário: Desenvolve-se em duas fases: uma no interior do caramujo e outra no interior do homem. O homem, quando doente, elimina ovos do verme pelas fezes. Estes, em contato com a água, rompem-se e libertam o miracídio que é a larva ciliada, que nada ativamente, penetrando no caramujo. No caramujo, realiza-se um processo de desenvolvimento, que ao final de vinte a trinta dias atinge a última fase larvária que são as cercárias, iniciando a sua eliminação. Estas nadam ativamente, podendo permanecer vivas por algumas horas, dependendo das condições ambientais e vão penetrar na pele de pessoas, iniciando a fase no homem. No homem, as cercárias alcançam a corrente sanguínea, passando pelos pulmões, coração até chegar no fígado. Este processo dura em torno de dez dias. No vigésimo sétimo dia já se encontram vermes acasalados e a postura de ovos pode começar no trigésimo dia. A partir do quadragésimo dia se encontram ovos nas fezes.

Transmissão: Depende da presença de portador humano, eliminando ovos do verme nas fezes, da existência de hospedeiro intermediário, que é o caramujo; e do contato do homem com a água contendo cercárias de S. mansoni.

Profilaxia

Higiene pessoal
Evitar beber ou tomar banho em água contaminada por caramujos
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes

Febre tifóide

Agente causador:
Doença endêmica, estando sua presença relacionada com águas não tratadas e contaminadas com a bactéria Salmonella typhi.

Transmissão: pode acontecer de forma direta ou indireta. Na forma direta um indivíduo recebe a bactéria de um doente. A forma indireta está ligada a atividades em que uma pessoa sadia se infecta por objetos, água ou alimentos manipulados por portadores. As moscas domésticas também estão relacionadas com esse tipo de contágio.

Quadro clínico: febre alta, podendo levar à morte.

Profilaxia
Proteção, purificação e cloração da água
Ferver e pasteurizar leite
Boas condições de higiene
Combate às moscas
Saneamento básico
Notificação de casos à autoridade sanitária e isolar os doentes

Giardíase

Agente causador: A giardíase é uma parasitose intestinal provocada pelo protozoário Giardia lamblia ou Giardia intestinalis. A giárdia é um protozoário flagelado, dotado de aspecto bem peculiar, lembrando, quando visto de frente, uma máscara.

Transmissão: A giárdia é transmitida por contágio direto, através da água e de alimentos contaminados. Instala-se no jejuno-íleo (intestino delgado) e, frequentemente, sobe pelo canal colédoco e vai se alojar na vesícula biliar, tornando o tratamento bem mais difícil. Apesar do caráter agudo com que se manifesta a doença, ela tem alta tendência à cronicidade. A incidência é acentuadamente maior em crianças, provavelmente porque entre estas são menores os cuidados higiênicos com as mãos, a água e os alimentos.

Profilaxia
Cuidados de higiene com a água, alimentos e mãos
Tratamento de água
Saneamento básico

Malária ou maleita

Agente causador:
é uma doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero Plasmodium. As espécies de plasmódios que afetam o ser humano são: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P.ovale.

Transmissão: é transmitida de uma pessoa para outra, através da picada de um mosquito do gênero Anopheles ou por transfusão de sangue infectado com plasmódios. O transmissor é conhecido também como: pernilongo, mosquito prego, carapanã - a fêmea se alimenta de sangue para maturação dos ovos, enquanto que o macho, alimenta-se de seiva vegetal. O mosquito vive em águas de rios e córregos, lagoas, represas, açudes, alagados, pÂntanos e em Águas coletados em plantas bromeliÁceas.

Ciclo: No homem os plasmódios passam por uma evolução inicial nas células do fígado e posteriormente invadem os glóbulos vermelhos onde evoluem por períodos variáveis, provocando a partir daí os sintomas da doença. No anófeles, evoluem inicialmente no estômago e posteriormente nas glândulas salivares sendo, no momento da picada, inoculados no ser humano. Os plasmódios se multiplicam por reprodução assexuada no organismo humano e por reprodução sexuada no anófeles.

Quadro clínico: febre intermitente, acompanhada de tremores.

Profilaxia

Combate ao mosquito transmissor
Uso de telas em janelas e portas
Tratamento dos doentes

Fonte: www.soaresoliveira.br

Nenhum comentário: