Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Energia eólica tem custo mais baixo que as térmicas a gás e diesel

Mito da energia eólica

Um estudo elaborado pela Eletrobras elimina um dos principais mitos ligados à energia eólica: o de que se trata de uma fonte energética cara.
O chefe do Departamento de Engenharia e Gestão de Obras de Geração da estatal, Márcio Drummond, mostrou aos participantes de um seminário realizado no Rio de Janeiro que, embora apresente um custo de investimento inicial mais caro que as térmicas a gás e a diesel, por exemplo, o custo operacional das usinas eólicas resulta bem menor.

Custos operacionais

"Com dez dias, a eólica já passa a valer a pena em relação às usinas a gás, por exemplo", disse Drummond. Na comparação com as térmicas a diesel, bastariam seis dias para evidenciar a vantagem da geração eólica, de acordo com o estudo.
Drummond acrescentou que, "em dois meses, você pode dizer que [a energia eólica] compensa qualquer coisa". Isso significa que após 60 dias a energia gerada pela usina eólica começa a ficar mais barata do que a energia de outras fontes.

Resultados preliminares

O estudo completo somente será divulgado pela Eletrobras em novembro próximo. Por isso, Drummond não quis adiantar mais detalhes sobre o trabalho. Ele adiantou resultados preliminares durante um seminário realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Alana Gandra - Agência Brasil - 07/09/2009

Nenhum comentário: