Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oficina nacional debate destinação final dos óleos lubrificantes

Representantes de segmentos envolvidos na gestão de óleos lubrificantes usados ou contaminados estarão reunidos em São Paulo durante dois dias para debater sobre a Resolução Conama 362 de 2005, que trata do recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante. A Primeira Oficina Nacional de Capacitação de Órgãos Ambientais Estaduais ou Municipais começa nesta quinta-feira (24).
O óleo lubrificante usado ou contaminado é considerado um resíduo tóxico persistente e perigoso para o meio ambiente e para a saúde humana se não for gerenciado de forma adequada. A prática tecnicamente recomendada para evitar a contaminação química é o envio do resíduo para a regeneração e recuperação por meio do processo industrial de rerrefino.
A Oficina que vai abordar exatamente essa temática terá início com a apresentação sobre a atuação do Grupo de Monitoramento Permanente da Resolução Conama (GMP), coordenado pelo técnico do Ministério do Meio Ambiente, Edmilson Rodrigues da Costa.No mesmo dia, pela manhã, o representante do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Ishihara, fala sobre a Importância da Regulação dos Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados para o País.
Em seguida, os participantes da oficina participam da palestra:
Regulação da Gestão de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados - Garantias para a Sociedade.
A representação do setor produtivo será ouvida no período da tarde em palestras com os seguintes temas: A Visão do Setor Produtivo - O que Mudou com a Resolução; A Atividade do Rerrefino frente à Resolução Conana Nº 362; A Competência Regulatória da ANP frente ao Setor de Lubrificantes; e As Atividades Ligadas aos Lucros - O Licenciamento Ambiental Frente às Novas Legislações.
No último dia da oficina, no período da manhã, serão apresentados os temas: Fiscalização da ANP; Atuação das Forças Policiais na Repressão ao Desvio de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados; A Atuação do Município de Mesquita no Contexto da Resolução Conana 362 e; Estudo da Efetividade da Resolução. Será apresentado ainda um estudo de caso sobre a atuação municipal na destinação irregular de óleos.
(Fonte: Suelene Gusmão/ MMA)

Nenhum comentário: