Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Especialistas debatem os problemas ambientais do planeta

A menos de dois meses da Cimeira de Copenhaga, onde se irá discutir o futuro combate às alterações climáticas, vários especialistas debatem hoje na Gulbenkian os problemas ambientais do planeta e a responsabilidade de cada um na criação de uma economia que promova a sustentabilidade.
O coordenador científico do Programa Ambiente da Gulbenkian, Viriato Soromenho Marques, disse à Lusa que, na "corrida contra o tempo" para mudar hábitos antes que seja tarde demais, uma das principais soluções é "reinventar o mercado" e "pensar uma economia que seja capaz de produzir serviços, mas que tenha um impacto ambiental muito reduzido, se possível nulo". Salvar "ecossistemas feridos e premiar a sua recuperação" e "pagar a quem planta uma árvore em vez de pagar a quem a derruba" fazem parte de um conjunto de soluções que necessita de uma condição prévia muito mais vasta: criar um mercado e uma economia que não contribuam para a destruição das espécies e, em última análise, da civilização humana, defendeu.
"A verdade é que o mercado muda quando as empresas mudam" e são capazes de "diminuir o impacto sobre o ambiente", mas "não basta esse lado", afirmou Soromenho Marques, que atribuiu aos consumidores um papel fundamental nas escolhas que fazem e que são capazes de "dar sinais ao mercado" para que as empresas mais conservadoras acabem por mudar. David King, antigo conselheiro do governo britânico e o homem que convenceu Tony Blair da gravidade das alterações climáticas, abre a conferência. O cientista abordará temas polémicos como a energia nuclear ou o ataque que fez no sue último livro aos movimentos ambientalistas mais radicais.
King falará ainda sobre a forma como as alterações climáticas obrigarão os governos de todo o mundo a prosseguir uma mudança das suas políticas. O futuro da biodiversidade, a sustentabilidade na gestão da água ou o futuro da agricultura são outros temas que hoje estarão em cima da mesa, além da intervenção de Gilles Lipovetsky, autor do livro "A Era do Vazio" e professor na Universidade de Grenoble, que falará sobre a felicidade na sociedade do “hiperconsumo”.

Nenhum comentário: