Páginas

sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão começa na virada deste sábado para domingo

Os Gauchos e os moradores de outros nove estado e do Distrito Federal precisam ficar atentos com a entrada em vigor do horário de verão, na virada de sábado (17) para domingo (18). À meia-noite de sábado, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Com isso, o domingo terá uma hora a menos.

O horário de verão atinge os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal. A medida irá vigorar durante 126 dias, terminando à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2010, também um domingo. Nessa ocasião, os ponteiros dos relógios deverão voltar a marcar 23 horas de sábado, repondo os 60 minutos que serão subtraídos agora.

Adotado regularmente desde 1985, o horário de verão tem por finalidade aproveitar melhor a luminosidade natural e reduzir a demanda por energia no horário de pico, entre as 18 e 21 horas. O governo federal estima que a redução média chegará a 5%, cerca de 3 mil megawatts, a soma da potência de produção das duas maiores hidrelétricas da Copel: Gov. Bento Munhoz da Rocha (Foz do Areia) e Gov. Ney Braga (Segredo), ambas no rio Iguaçu.

Só no sistema operado pela Copel, a expectativa é de que a redução fique em 220 megawatts. Esta energia seria suficiente para atender à demanda das 320 mil ligações elétricas de Londrina e sua região metropolitana no horário de ponta.

“O horário de verão aumenta a segurança operacional de todo o conjunto e permite, por exemplo, maior tranquilidade na execução dos serviços de manutenção para os quais seja necessário desativar temporariamente instalações ou equipamentos”, disse a engenheira Christina Courtouke, do Centro de Operação do Sistema da Copel, segundo a assessoria de imprensa.
(Fonte: Gazeta do Povo)

Nenhum comentário: