Páginas

domingo, 18 de outubro de 2009

SESC/RS lança projeto de combate ao desperdício de alimentos

Projeto Dia D Mesa Brasil Sesc será realizado anualmente em outubro.
A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais relevantes problemas enfrentados hoje no Brasil. Diante desta realidade, o Sesc/RS lança, no dia 16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação , um novo projeto de conscientização e combate ao desperdício. Trata-se do Dia D Mesa Brasil Sesc, uma iniciativa que será realizada anualmente, sempre em 16 de outubro, nos municípios gaúchos que contam com o Programa Mesa Brasil Sesc.
Diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade serão desenvolvidas nos municípios de Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Cachoeira do Sul, além de Porto Alegre e região metropolitana, durante a Semana da Alimentação. Palestras, oficinas e distribuição de material informativo em troca de alimentos estão previstos na programação de cada cidade participante.
“Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto à importância do combate ao desperdício de alimentos. Lançaremos o projeto nos municípios que desenvolvem o Mesa Brasil Sesc com a meta de que a iniciativa ganhe adeptos a cada ano”, destaca o gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil produz 25,7% a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população e, mesmo assim, conta com milhares de excluídos sem acesso ao alimento. “Diante dos dados, percebemos a importância de conscientizar e informar a comunidade sobre formas de reaproveitamento de alimentos”, comenta Bento.Um dos principais diferenciais do Programa Mesa Brasil Sesc – um rede permanente de solidariedade que arrecada e distribui alimentos a entidades carentes – é o seu caráter educacional. Oficinas e palestras sobre reaproveitamento total do alimento são ministradas constantemente por nutricionistas junto às entidades participantes do programa. Com 63 anos de atuação, o Sesc/RS é uma entidade privada, mantida pelos empresários do setor terciário, que tem como objetivo principal a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral.
Outras informações podem ser obtidas no site http://www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento.
(Envolverde/Pauta Social)

Nenhum comentário: