Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

Balneário é destaque na Ambiental 2009

A questão ambiental é uma preocupação diária na Prefeitura de Balneário Camboriú, principalmente na educação, na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de projetos que venham somar para uma melhor qualidade de vida no município. Com o intuito de divulgar as ações realizadas na cidade e também trazer novas experiências, é que a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Turismo, Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e Secretaria de Obras, através do Paisagismo, participou entre os dias 4 e 7 deste mês, na cidade de São Bento do Sul (a cerca de 90 km a oeste de Joinville), da Ambiental 2009, Feira e Congresso do Meio Ambiente, que está em sua quarta edição e foi realizada no centro de eventos Promosul.
Balneário Camboriú ganhou um espaço de 50 metros quadrados, no qual fez importantes divulgações. Além da ação de marketing feita através dos painéis com grandes fotos da cidade, mostrou o sucesso dos programas Terra Limpa, Plantas que Curam e o Ambiarte. No Terra Limpa, há uma busca constante por alternativas na melhoria das questões ambientais, através de orientações e atividades educativas para os alunos de Balneário Camboriú. O envolvimento é da Semam com a Secretaria de Educação Municipal. Já o Plantas que Curam tem servido de modelo para várias cidades, tanto pela variedade de plantas, quanto pela qualidade dos produtos fitoterápicos produzidos. São produzidos pela Semam, no Parque Ambiental Raimundo Malta, uma variedade de chás, pomadas, tinturas, sabonetes, óleos minerais, tônicos, geléias, xaropes, entre outros, e realizados, por ano, mais de 140 mil atendimentos a pessoas que procuram a alternativa das plantas medicinais.
No Espaço Ambiarte, alunos da rede municipal de ensino, também num trabalho da Semam e Educação, aprendem a reutilização do papel na confecção de objetos decorativos. São folhas usadas que se transformam em verdadeiras obras de arte. Mas o trabalho tem conotação que vai além do material, baseado na compreensão da importância do ato de reduzir, reutilizar e reciclar para a melhoria das condições do meio ambiente.
A Emasa, através do seu presidente Ney Clivatti, que também é o atual secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, realizou a apresentação do projeto Produtor de Águas, que acaba de ser aprovado em primeira votação no Legislativo Municipal. O Produtor de Águas já foi apresentado em Brasília e se destacou para compor o Fórum da Agência Nacional de Águas (ANA). O projeto busca a preservação da mata nativa às margens do rio Camboriú, com recuperação da vegetação ciliar. Na área da bacia do Rio Camboriú é intensa a exploração agrícola. Os produtores de arroz necessitam da água do leito para irrigação das lavouras, localizadas inclusive em terrenos de área de preservação permanente - onde legalmente são proibidas as atividades rurais. A autarquia pretende repassar recursos financeiros aos agricultores, equivalente ao valor médio anual de suas produções, para que estes mantenham a vegetação conservada ao redor do rio. Todos os projetos apresentados foram muito aplaudidos pelos participantes do Congresso.
A participação de Balneário Camboriú na Ambiental 2009 aconteceu através de um convite, enviado pelo próprio prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, ao prefeito Edson Renato Dias. Segundo explicou o secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, a presença de Balneário Camboriú foi importante, para mostrar que o município continua preocupado e trabalhando a favor das questões ambientais. "Foi um ganho muito grande para a imagem da cidade, pois lá estavam muitos especialistas em meio ambiente e diversas autoridades. Também fizemos uma bela divulgação de Balneário Camboriú como destino turístico", declarou. A maioria das pessoas que passou no estande de Balneário Camboriú fez a troca de conhecimentos com os profissionais da Semam e da Emasa, na gestão ambiental. A comitiva de Balneário Camboriú igualmente conheceu o trabalho de outras cidades expositoras e um dos trabalhos que chamou sua atenção foi o da Polícia Ambiental de Corupá.

Nenhum comentário: