Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou nesta sexta-feira (20) em comunicado que o Instituto de Verão no sul terá calor acima da média


Os meteorologistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM) divulgaram um relatório que prevê um verão com temperaturas muito acima da média na região sul do Brasil, principalmente no final de dezembro e início de janeiro. Neste mesmo período, está prevista a maior incidência de chuvas em praticamente toda a região.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, a diminuição da atuação do fenômeno climático El Niño, que trouxe chuva acima do índice nesta primavera, deve reduzir a incidência da precipitação no início de 2010. Mesmo assim, temporais típicos da nova estação devem ser registrados com alguma frequência.

"Eventos extremos, como temporais acompanhados de ventos fortes, descargas elétricas e até mesmo queda de granizo não estão descartados em função do aquecimento típico desta época do ano", destaca.

A grande preocupação, segundo Martins, é com o Índice de Raios Ultravioleta (IUV) que pode atingir níveis máximos, causando riscos à saúde como desidratação e insolação. "A chuva deve dar uma trégua no mês de janeiro e fevereiro, e teremos vários dias seguidos com temperaturas muito altas e dias secos", destaca.

Enquanto a nova estação não chega, a chuva continua em praticamente toda a região sul. De acordo com o CIRAM, a previsão é de que a instabilidade possa trazer inclusive temporais nesta quinta e sexta-feira, principalmente no litoral de Santa Catarina.
A Defesa Civil do estado emitiu um alerta, pois as rajadas de vento ainda podem atingir a marca de 45 km/h.

Nenhum comentário: