Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sobe para 30 número de cidades em emergência no RS; 10 mil estão sem luz

Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou na tarde desta segunda-feira (23) que subiu para 30 o número de cidades que decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a região desde a semana passada. Desde quinta-feira (19), sete pessoas morreram no Estado.
De acordo com o tenente-coronel Joel Prates Pedroso, coordenador da Defesa Civil, o número de decretos ainda vai aumentar, uma vez que diversas cidades ainda estão sendo afetadas pelas chuvas. Na tarde de hoje, ainda eram registradas cerca de 7.000 pessoas fora de casa, devido aos temporais.
A região mais afetada é a centro-sul, onde estão as cidades de Rosário do Sul, Camaquã e Quarai, onde se concentram as cerca de 6.000 pessoas desalojadas - hospedados em casas de parentes e amigos - e os mil desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. O total de pessoa fora de casa chegou a ser de 30 mil na semana passada.
Os problemas causados pelos temporais dos últimos dias ainda deixavam quase 10 mil pessoas sem energia elétrica na tarde desta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Apenas na área de concessão da AES Sul eram contabilizadas 7,8 mil pessoas sem luz, sendo 2,9 mil apenas na região central do Estado.
Já na área de concessão da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) havia 1.800 consumidores sem energia no horário, com destaque para o litoral norte. A RGE (Rio Grande Energia) afirmou que não existe mais problema de fornecimento de energia em sua área de concessão.

No Estado de Santa Catarina, as chuvas também causaram estragos e provocaram a morte de uma pessoa na semana passada. Até hoje, duas cidades tinham decretado emergência. São elas: Maracajá e Orleans. De acordo com a Defesa Civil, há cerca de 1.300 pessoas fora de suas casas em todo o Estado.
Já no Paraná, os bombeiros permanecem as buscas por um casal que está desaparecido desde quinta (19), após ter o carro em que estavam ser arrastado por uma enxurrada. Outros dois veículos também foram arrastados, mas os passageiros conseguiram sair sem ferimentos.
Ainda no Paraná, a Defesa Civil informou que a cidade de Manoel Ribas ainda contabiliza os estragos causados pelas chuvas, e já existem registro de 20 famílias desalojadas. Outras cidades que registraram problemas com as chuvas neste fim de semana são: Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: