Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONHEÇA MAIS SOBRE O BIOMA PAMPA

BIOMA DOS PAMPAS

O nome pampas, de origem quechua (língua indígena da América do Sul, também falada no império Inca), significa região plana.
Os pampas é único bioma do país a ocupar o território de apenas um estado, o Rio Grande do Sul, cerca de 63% do território gaúcho. Sua área de 700 mil Km2, ocupando cerca de 2,4% da vegetação brasileira, o BIOMA PAMPA é uma região pastoris de planícies entre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, as Províncias Argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entrerríos e Corrientes e a República Oriental do Uruguai. Estão localizados entre 34º e 30º latitude sul e 57° e 63° latitude oeste. Desde o período de sua colonização, os pampas gaúchos vêm sendo utilizados como pastagens naturais e só em 2004 é que os Pampas tiveram sua importância reconhecida e foram alçados ao nível de “Bioma”.

RELEVO

O relevo aplainado entre 500m e 800m de altitude, o clima subtropical com temperaturas amenas, chuvas constantes e solo fértil contribuíram para que a atividade agropecuária se desenvolvesse rapidamente, contribuindo fortemente com a economia local e de todo o país.
No litoral do Rio Grande do Sul, a paisagem já se apresenta diferenciada, com ambientes alagados e a vegetação é formada por espécies como o junco, gravatás e aguapés, habitat ideal para existência de uma expressiva fauna. O Banhado do Taim é um dos exemplos de grande importância em função de sua riqueza natural, notadamente de seus solos.

RESERVA DO TAIN

Reserva do Taim é a mais importante do Rio Grande do Sul e fica a 200 km ao sul de Pelotas e antes de Chuí (extremo sul do Brasil e divisa com o Uruguai). Ela possui cerca de 33.000 hectares, num ecossistema dominantemente pantanoso, com vegetação e fauna típica. composta por bosques entre figueiras e corticeiras, em ecossistema predominantemente pantanoso, ao lado de dunas e praias. Localiza-se num istmo na península do Albardão, isolada, de um lado, pelas lagoas Mangueira e Mirim. Banhado do Taim, tendo o Oceano Atlântico ao Leste. A reserva é habitada por inúmeras espécies de peixes e animais silvestres, como jacarés, lontras, capivaras, ratões-do-banhado, além de lobos marinhos. Aves aquáticas de muitas espécies vivem no Banhado do Taim e outras, de toda a América, fazem dele um pouso em suas rotas migratórias. A mais conhecida entre as que habitam a reserva é o mergulhão. A única estrada que liga a cidade e o vizinho município Chuí - que faz fronteira com o Uruguai - ao resto do País, a BR 471, foi aberta no governo Dutra, de 1946 a 1951, e asfaltada apenas em 1970.

CLIMA

O clima nos campos sulinos é caracterizado com altas temperaturas no verão, chegando a 35ºC, e o inverno é marcado com geadas e neve em algumas regiões, marcando temperaturas negativas. A precipitação anual situa-se em torno de 1.200 mm, com chuvas concentradas nos meses de inverno. O clima é frio e úmido.

FLORA

Os pampas têm a vegetação herbácea, de 10 a 50 cm de altura, como vegetação predominante. A paisagem é homogênea e plana, assemelhando-se, para quem os avista de longe, a um imenso tapete verde.
As florestas dos Campos Sulinos abrangem em sua maioria as florestas tropicais mesófilas (vegetação de porte médio a alto).
As florestas subtropicais compreendem basicamente a Floresta com Araucária, presença marcante do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

E em direção ao arroio Chuí, na divisa com o Uruguai, estabelece-se um campo com formas arbustivas sobre afloramentos rochosos.

A Região do Pampa corresponde a um dos centros de maior biodiversidade de espécies vegetais campestres de todo o planeta, com 3 mil tipos de plantas, das quais 400 são de gramíneas de pequeno porte, que são utilizadas para pastoreio do gado.

FAUNA

É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com espécies endêmicas (espécies que se desenvolvem numa região muito restrita), raras, ameaçadas de extinção, espécies migratórias e de interesse econômico dos campos sulinos.
39% dos animais são endêmicos, borboletas, répteis, anfíbios e aves nativas, Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas.


AGROPECUARIA

As principais produções agrícolas são: arroz, milho, trigo, soja e uva.
As principais criações pecuárias são de bois e ovelhas.
O desenvolvimento desordenado apresenta sérios riscos de erosão, arenização e a extinção de vários animais nativos.

DESVALORIZAÇÃO DO NOSSO BIOMA

Ele é o primo pobre em relação às áreas naturais protegidas no Brasil, chegou a ser classificado como um “vazio ecológico”. É o que tem menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com apenas 0,36% de seu território transformado em áreas de conservação. Existem somente o Parque Estadual do Espinilho e a Reserva Biológica de Ibirapuitã. Ambas com gado solto e um só funcionário, que fica na sede das unidades de conservação, localizadas nas cidades de Quaraí e Alegrete. Quase todos os ecossistemas estritamente pampianos não têm outro tipo de unidade de conservação, nem municipal ou estadual.
O Pampa é visto como uma vegetação menos nobre porque apresenta campos naturais, mas no bioma dos pampas exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade.


Referências bibliográficas


http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/campos_do_sul.html
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/agressoes-ambientais/rico-e-diverso-o-pampa-gaucho-e-o-bioma-menos-protegido-do-brasil-7312.asp
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/agressoes-ambientais/rico-e-diverso-o-pampa-gaucho-e-o-bioma-menos-protegido-do-brasil-7312.asp
http://www.abbra.com.br/reservadotaim.htm
http://www.apadescalvado.cnpm.embrapa.br/mesof.html
http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas
http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas
http://www.infoescola.com/geografia/campos/
JOSÉ CARLOS DA FONSECA MACIEL
BIOLOGO

Nenhum comentário: