Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Nova gripe causa preocupação no Rio Grande do Norte

Mesmo com o tempo quente, a nova gripe está provocando muita preocupação no Rio Grande do Norte. Doze pessoas já morreram nos últimos cinco meses - e o número de casos suspeitos da doença não para de crescer.
A Secretaria de Saúde do estado dispensou as funcionárias grávidas do trabalho.No setor de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as férias foram antecipadas.
Na festas populares, os cartazes informam sobre a prevenção.
O maior plano de saúde do estado orientou os hospitais conveniados a suspender as cirurgias que não fossem de urgência. A medida tem o objetivo de liberar as UTIs para os casos mais graves da doença.
No hospital público que é referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas os dados são preocupantes: em outubro foram atendidas 17 pessoas com sintomas da nova gripe. Em novembro, foram 104 notificações. Nos primeiros 15 dias de dezembro, foram registrados 350 casos suspeitos.
Das 30 mortes registradas no Nordeste, 12 ocorreram no Rio Grande do Norte.
O médicos infectologistas não sabem porque a situação no estado é mais grave que em outros da região.
A Secretaria de Saúde quer incluir o estado na lista de prioridades de vacinação do Ministério da Saúde. A preocupação é com o aumento no número de pessoas circulando na cidade neste período de férias.
“Como o estado do Rio Grande do Norte está vivendo esse pico em um momento diferenciado, que a gente tenha a condição de ter antecipadamente a vacina”, diz Juliana Araújo, da subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica.
(Fonte: G1)

Nenhum comentário: