Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RS terá centro para estudo do ar e das consequências das mudanças climáticas

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, falou hoje sobre duas novidades positivas para o RS: a criação de um centro para estudar o ar e o impacto no Estado com as mudanças climáticas e uma rede de sustentabilidade ambiental.
— Há duas ações importantes. Na UFRGS, vai se implantar o centro polar e climático. Vamos passar a conhecer o que impacta na situação climática do Estado, que hoje não está disponível. Não se sabe o quanto as mudanças climáticas estão impactando a nossa vida no Estado. Estamos construindo uma rede de sustentabilidade ambiental para habilitar todos os municípios gaúchos para que possam fazer gestão ambiental.
Amanhã a governadora fará um ato com quase 60 novos municípios participantes. Queremos chegar no ano que vem com todos os 496 municípios envolvidos — adiantou. — Há uma rede com mais de 5 mil pessoas envolvidas. O plano ambiental vai organizar a cidade a partir dos seus recursos ambientais. Vai preparar a sociedade para que adquira novas posturas para conciliar a geração de emprego e renda com os recursos naturais — completou.
Rosado comentou o sentimento de frustração com o relatório final apresentado na COP-15 em Copenhague que não conseguiu alcançar seu objetivo maior de estabelecer metas para redução de CO².
— Todos tinham uma enorme expectativa e muita esperança que essa reunião pudesse resultar num acordo para que os compromissos sobre as emissões fossem assumidos. Voltamos frustrados porque não foi possível estabelecer metas. A ideia do fundo global foi discutida mas não se estabeleceu como, quando nem quem disponibilizaria recursos
— lamentou ele, em entrevista o programa Gaúcha Atualidade.
Fonte: RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário: