Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2010

El Niño deve ter grande impacto e durará até junho, dizem EUA

O fenômeno climático El Niño durará até o começo de junho de 2010 e terá um forte impacto sobre os padrões de clima, disse nesta quinta-feira (7) o Centro de Previsão Climática (CPC) do governo americano. "Estima-se que o El Niño exerça uma influência significativa sobre o clima mundial nos próximos meses", disse o centro em relatório mensal.
O El Niño é um aquecimento anormal das águas na parte equatorial do Pacífico que altera os padrões climáticos globais, especialmente os da região Ásia-Pacífico.
O fenômeno provoca fracas chuvas de monção que afetaram as áreas produtoras de cana da Índia, o que acabou elevando os preços da commodity para uma máxima de 29 anos.
O El Niño, que foi identificado pela primeira vez por pescadores latino-americanos no século 19, provoca também secas em regiões como a Indonésia e Austrália e causa ao mesmo tempo enchentes no Equador e na Bolívia. No Brasil, traz chuvas especialmente para as regiões Sul e Sudeste.
O CPC afirmou que o impacto do atual El Niño resultará em mais chuvas e temperaturas baixas para o sul dos Estados Unidos. A Indonésia continuará sofrendo com clima seco, acrescentou. A última vez que o El Niño teve um forte impacto foi entre 1997 e 1998.
(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: