Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sessão pipoca na sala verde. Dicas de filmes para as férias!

Aqui vai uma lista de filmes que mereceriam ganhar o Oscar verde.


1. Síndrome da China (1979) – Jane Fonda e Michael Douglas são repórteres que testemunham um acidente numa usina nuclear. O filme foi lançado apenas 12 dias após uma ocorrência muito semelhante, o derretimento parcial do núcleo do reator de Three Mile Island, o maior acidente nuclear da história dos Estados Unidos.

2. Dersu Uzala (1975) - Obra-prima de Akira Kurosawa, esse épico filmado na Sibéria conta a história da amizade de um militar russo e um nativo da região que se sente amaldiçoado por ter matado um tigre.

3. Koyaanisqatsi (1982) – Godfrey Reggio (que vira e mexe vejo aqui em Santa Fe) faz uma arrebatadora colagem de imagens costuradas pela música de Philip Glass, com forte apelo ambiental.

4. SilkWood, Retrato de uma Coragem (1983) – A história real da funcionária de uma usina processadora de plutônio que se converte em sindicalista, é exposta propositalmente a contaminação radioativa e “sofre” um acidente automobilístico após denunciar a empresa para a Comissão de Energia Atômica dos EUA.

5. Nas Montanhas dos Gorilas (1988) – Sigourney Weaver retrata Diane Fossey, a primatologista que lutou até a morte pelos gorilas de Ruanda.

6. FernGully: A Última Floresta Tropical (1992) – Nesta animação, madereiro é encolhido por uma fada de uma floresta australiana, que o faz acordar para a devastação que produz.

7. Erin Brockovich (2000) – Secretária de escritório de advocacia descobre que uma indústria é responsável por minar a saúde de toda uma comunidade. A call to individual action.

8. Uma Verdade Inconveniente (2006) – O documentário/libelo sobre o aquecimento global que colaborou para que o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore levasse o Nobel da Paz.

9. Wall-E (2008) – O desenho da Pixar mostra um robô encarregado de limpar a Terra, depois que os seus habitantes se mudaram para uma espaçonave, por terem destruído completamente o planeta.

10. Home, Nosso Planeta, Nossa Casa (2009) – Dirigido pelo francês Yann Arthus-Bertrand, usa imagens aéreas de 54 países, inclusive do Brasil, para ilustrar o padrão de degradação global.

Nenhum comentário: