Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Europa fará relatório sobre pandemia da gripe A; vacinas encalham

O Conselho da Europa decidiu produzir até junho um relatório investigativo sobre a pandemia de gripe A e a reação da Organização Mundial da Saúde. Uma audiência na terça-feira (26) em Estrasburgo analisou uma moção que acusa a OMS de exagerar o alarme para aumentar a venda de vacinas - dezenas de milhares estão encalhadas após compras em larga escala por governos europeus.

Luc Hessel, falando pelos fabricantes europeus de vacina, rejeitou as acusações, afirmando que a indústria apenas cumpriu seu papel: fornecer vacinas seguras em um prazo adequado. "Ainda é cedo para especular sobre os lucros para a indústria."

A farmacêutica suíça Novartis anunciou ontem lucro recorde e um salto de 11,4% em suas vendas líquidas, para US$ 44,3 bilhões, graças à venda de mais de 100 milhões de doses da vacina.

No plenário, a OMS voltou a se defender. Keiji Fukuda, responsável pela condução do alerta de pandemia, admitiu que a resposta do organismo "não foi perfeita", mas afirmou que a OMS não sofre influência indevida e que a ação rápida foi crucial para conter o vírus.

Em dez meses, cerca de 14,1 mil pessoas morreram em decorrência da gripe A (H1N1) no mundo, uma fração das mortes atribuídas à gripe comum.

(Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: