Páginas

domingo, 28 de março de 2010

Cientistas descobrem vulnerabilidade comum nos vírus H1N1 de 1918 e 2009

Pesquisadores americanos descobriram uma vulnerabilidade similar nas cepas do vírus H1N1 responsáveis pelas pandemias de 1918 e de 2009, o que poderá ajudar na elaboração de uma vacina capaz de conter futuras epidemias gripais.

"Esta pesquisa revela uma similaridade inesperada entre duas cepas de vírus responsáveis pelas pandemias de gripe", indicou o doutor Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), neste trabalho divulgado nesta quarta-feira (24).

"Este avanço nos permite compreender melhor a maneira como esses vírus pandêmicos evoluem entre duas temporadas de gripe e fornece indicações para o desenvolvimento de vacinas que permitam desacelerar e, inclusive, impedir sua evolução", acrescentou em um comunicado.

Os pesquisadores do NIAID e do Centro Federal de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) deram a ratos uma injeção de uma vacina produzida a partir de uma cepa inativa de um vírus H1N1 da pandemia de 1918. Depois expuseram esses animais a doses elevadas do vírus H1N1 responsável pela gripe pandêmica de 2009.

Todos os ratos vacinados sobreviveram.

Os cientistas reproduziram depois a experiência com uma vacina com base em uma cepa inativa do vírus H1N1 da pandemia de 2009 e injetaram nos ratos vacinados fortes concentrações do H1N1 de 1918. Mais uma vez, todos ficaram protegidos.

Concluíram assim que uma vacina produzida com uma ou outra cepa do vírus H1N1 de 2009 ou de 1918 permitia aos ratos produzir anticorpos capazes de neutralizar as duas cepas.

"É um resultado surpreendente", considerou o doutor Gary Nabel do NIAID, principal autor do estudo.

"Não esperávamos que estes mesmos anticorpos pudessem ser produzidos contra vírus existentes em períodos tão distantes no tempo", acrescentou.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: