Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Governo quer vacinar 1,5 milhão de pessoas por dia contra a nova gripe

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira (4) que a meta do governo é vacinar 1,5 milhão de pessoas por dia dentro da campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), que começa na próxima segunda-feira. A campanha é dividida em cinco etapas. Na primeira, apenas profissionais da área da saúde e povos indígenas receberão a imunização.

“A meta é imunizar 1,5 milhão de pessoas por dia. É uma megaoperação”, disse o ministro ao participar de um evento de atualização de profissionais da área da saúde.

De acordo com Temporão, serão 36 mil postos de atendimento em todo o país e a intenção é vacinar 90 milhões de pessoas até o fim da campanha, em 21 de maio. O medicamento será distribuído gratuitamente nos postos e em farmácias populares. No caso de laboratório privado, será necessária receita médica para tomar a vacina.

O ministro acredita que diferente do que aconteceu em alguns países na Europa, não haverá sobra no estoque de vacinas no Brasil. “São realidades distintas. A Europa não tem uma cultura de vacinação como temos no Brasil. Acho que a adesão no Brasil será grande e distante do que foi na Europa”.

Temporão afirma que foram escolhidos grupos específicos para a vacinação de acordo com o grau de risco de contrair a doença. Ele destacou que em praticamente todos os lares haverão pessoas imunizadas, o que diminuirá o risco de contágio.

E-mail - O Ministério da Saúde desenvolveu um sistema que avisará por e-mail a data em que a pessoa poderá tomar vacina contra a gripe A (H1N1). Será possível se cadastrar no sistema a partir do dia 8 de março para ser avisado da data de vacinação específica para a sua faixa etária. A campanha de vacinação começa no dia 8, mas na primeira fase, apenas profissionais da área de saúde e povos indígenas poderão ser imunizados.

Segundo a assessoria do Ministério, o cadastramento para ser avisado por e-mail do dia da vacinação poderá ser feito no próprio site da pasta (www.saude.gov.br). Não haverá qualquer custo ao cidadão pelo serviço.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: