Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Philips lança programa de reciclagem de produtos

Iniciativa vai auxiliar os consumidores no envio de seus produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da marca Philips e Walita que não tem mais uso para uma central de reciclagem

A Philips, parceria mantenedora do Akatu, lançou no dia 15 de março, o Programa Ciclo Sustentável. O evento de lançamento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, do diretor executivo do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), André Vilhena e do presidente da Philips, Marcus Bicudo.

Com o recém lançado Programa, a empresa auxiliará os consumidores a enviar seus produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da marca Philips e Walita que não tem mais uso para uma central de reciclagem. Assim, será possível mudar o cenário atual em que o lixo eletrônico já representa no mundo 5% do total de lixo descartado e vem crescendo a uma velocidade 3 vezes maior do que o lixo comum.

“O Ciclo Sustentável Philips é uma das melhores notícias em sustentabilidade dos últimos tempos”, afirmou Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu durante o evento.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, enfatizou que é necessário trabalhar em conjunto com a iniciativa privada quando se fala em ações de sustentabilidade no Brasil. “A economia tem que entrar no clima”, destacou o ministro. Para ele, esse tipo de ação pressiona o Senado Federal a votar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada este mês na Câmara dos Deputados.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa fica responsável por fazer a logística reversa. Ou seja, o produto que não tem mais utilidade para o consumidor deverá ser entregue à empresa, que, em parceria com cooperativas de recicladores e catadores, vão desmontar o equipamento e mandar cada parte para a reciclagem, dando a melhor destinação para o material. Para Minc, “o consumo consciente vale mais que mil fiscais”.

Apoio do consumidor
“Ao mesmo tempo em que parte da população dos países emergentes, como é o caso do Brasil, melhora de vida, tendo mais acesso a bens de consumo como televisões, sistemas de som, computadores, telefones celulares, cresce a preocupação com o destino desses equipamentos”, afirma Mattar. Com diversos componentes que contém metais pesados e que são tóxicos, os produtos eletrônicos são muitas vezes descartados incorretamente e abandonados em lixões, contaminando o solo, a água e provocando danos à saúde dos seres humanos.

Ainda segundo Mattar, “se não houver a adequada coleta e reciclagem desses materiais, esses países em desenvolvimento terão que conviver com montanhas de lixo eletrônico tóxico, o que trará graves consequências para o meio ambiente e para a saúde pública”.

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de descarte de computadores per capita no mundo e, na opinião de Mattar, “os consumidores conscientes podem ajudar a controlar o risco tóxico adquirindo produtos eletrônicos que adotam o ecodesign, como é o caso dos produtos Philips, e descartando adequadamente os resíduos para que sejam recuperados ou reciclados”.

Segundo Marcus Bicudo, "a Philips incentiva seus consumidores a fazer escolhas simples e responsáveis de produtos, buscando os que tenham menor impacto no meio ambiente, desde sua produção até o final da vida útil". Em decorrência disso, em 2008, a Philips mundial fez uma ampla revisão das suas atividades de reciclagem e a empresa no Brasil lançou, no mesmo ano, o programa piloto Ciclo Sustentável Philips, em Manaus.

Após os resultados positivos do programa piloto, a Philips está expandindo o Programa para 25 cidades brasileiras com 40 postos autorizados de coleta. “Com o resultado desta expansão, a Philips estudará a ampliação deste programa para outras cidades”, afirma Bicudo. Dessa forma, os produtos completarão seu ciclo de vida de maneira sustentável, minimizando os impactos ao meio ambiente.

Segundo estudos do Akatu, os consumidores mais conscientes são 33% dos brasileiros e são aqueles que, nas compras, uso e descarte de produtos ou serviços, não consideram apenas o benefício de curto prazo e individual, mas estão também voltados aos benefícios de longo prazo e coletivos.

Para Helio Mattar, “é fundamental o esforço da Philips ao lançar o Ciclo Sustentável Philips, que se inicia antes da produção – na projeção dos produtos – buscando um eco-design que facilite a montagem e desmontagem do produto, usa materiais amigáveis ao meio ambiente e recicláveis, além de auxiliar no descarte, recebendo os equipamentos dos consumidores”.

Para se informar mais sobre o programa entre em contato com o Centro de Informações ao Consumidor pelo telefone 0800-701-0203 ou acesse o site da Philips.

Por Naná Prado, do Instituto Akatu

Nenhum comentário: