Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Impacto do El Niño vai continuar em 2010, diz OMM

Principais consequências na zona tropical do Pacífico são períodos de seca na parte ocidental, que inclui o sudeste Asiático e algumas áreas do sul da Austrália e chuvas na zona ocidental.


O fenômeno climático El Niño vai continuar a ter um impacto significativo e generalizado nos primeiros meses de 2010. O alerta foi feito nesta terça-feira em Genebra pelo chefe do Departamento de Clima da Organização Meteorológica Mundial, OMM, Rupa Kumar Kolli. A última atualização da agência da ONU sobre o El Niño afirma que o fenômeno deverá sofrer um abrandamento em meados deste ano, com um regresso a condições meteorológicas quase normais.

Kumar Kolli não exclui, porém, a continuação do El Niño na segunda metade de 2010. Ele ressaltou que mesmo durante a fase de declínio, as condições associadas ao fenômeno irão continuar a influenciar o clima até os meses de julho e agosto. Em 2009, o El Niño teve também um impacto humano, com o prolongamento da estação das chuvas no sul da Ásia. Em contrapartida, o fenômeno esteve associado a uma estação mais fraca de furacões no Atlântico Norte.

Por Carlos Araújo - Rádio ONU

Nenhum comentário: