Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

São Paulo terá de fazer coleta seletiva integral em um ano

Ordem foi dada em primeira instância, e prefeitura pode recorrer da decisão na Justiça; cidade recicla menos de 1% do lixo domiciliar

A Prefeitura de São Paulo terá de implantar a coleta seletiva de lixo em toda a cidade dentro de um ano. A ordem foi dada, em primeira instância, pelo juiz Luis Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3ª Vara da Fazenda Pública. A prefeitura pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.

A medida determina também que a administração dê apoio jurídico, administrativo e operacional para a formação de cooperativas de catadores, além de instalar centrais de triagem de lixo regionalizadas e contratar as próprias cooperativas para o serviço de coleta e reciclagem.

Lixo comum

Apesar de a coleta seletiva ser apontada como uma das principais medidas para reduzir os custos ambientais do lixo, boa parte do que é coletado na cidade vai parar no lixo comum. A ONG Polis Instituto de Estudos revelou em janeiro que, sem o tratamento e a destinação corretos, 35% do lixo reciclado pelos moradores acaba indo parar nos aterros.

Segundo a prefeitura, 103 toneladas de lixo reciclável são coletadas diariamente, o que corresponde a 7% do lixo domiciliar passível de reciclagem. Isso representa menos de 1% do que é produzido pelos paulistanos.

Atualmente, 16 centrais de reciclagem funcionam na cidade, além de 3.811 pontos de entrega voluntária. Existem também 1.871 condomínios residenciais no programa de reciclagem municipal. l

lei aprovada previa meta para fim de 2011

Em junho de 2009, a Câmara dos Vereadores aprovou um pacote de medidas ambientais que, entre outras medidas, previa a obrigatoriedade da coleta seletiva na capital até 2011. Na época, os vereadores deixaram para a prefeitura decidir como o serviço de coleta de lixo reciclável seria desenvolvido. Além da coleta, o projeto, batizado de "política de mudança do clima", propôs outras metas e diretrizes ambientais, como a aplicação de medidas para reduzir, em São Paulo, a emissão de dióxido de carbono em 30% até 2012.

www.destakjornal.com.br

Nenhum comentário: