Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasil vai revisar leis sobre pesquisas de vírus em água

A legislação brasileira sobre pesquisas que identificam a presença de vírus em águas recreacionais e de reuso deveria ter sido rediscutida há pelo menos dois anos. Mas, apenas agora, o governo conseguiu reunir especialistas e metodologias para rever os critérios legais.

Especialistas em virologia e vigilância em saúde estão reunidos em Belo Horizonte (MG) para discutir novos parâmetros de qualidade da água e diferentes pesquisas em vírus e seus resultados.

A revisão que deve ficar pronta até o final do ano pode incluir mudanças sobre o volume de vírus presentes em determinadas amostras, presença ou ausência de determinados tipos e ainda tornar obrigatório o levantamento. A última atualização da lei (Portaria 518 do Ministério da Saúde) foi feita em 2004 e apenas recomenda esse levantamento.

“Ainda não foi possível implantar em todos os estados devido às dificuldades de concentração da metodologia que não estava disponível. Mas, recentemente, com avanços das tecnologias, foi possível a identificação e o Ministério da Saúde vai fazer sua parte que é divulgar para os estados para que possam implantar e atender a portaria”, garantiu Nelma Faria, técnica da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

O chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz, José Paulo Leite, garante que “a metodologia não é complexa”. “Houve recentemente um investimento muito grande na capacitação tanto em equipamento quanto em pessoal dos laboratórios centrais (ligados ao Ministério da Saúde) e a partir do momento que haja disponibilidade de recursos, do equipamento e de pessoal, é uma coisa que é muito fácil de ser implantada.”

(Fonte: Carolina Gonçalves/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: