Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Dia do Gari alerta para a consciência ambiental nas grandes cidades brasileiras

É cada vez mais alarmante a situação do excesso de lixo nas grandes cidades brasileiras. Diariamente, toneladas de detritos são produzidas e despejadas em aterros sanitários, nas ruas, em terrenos a céu aberto, colocadas à beira de estradas e até jogadas em mares e rios, prejudicando o meio ambiente e comprometendo a vida das futuras gerações.

De acordo com o IBGE, 76% do lixo das grandes cidades são jogados a céu aberto. Embora muito esteja sendo feito nesta área no Brasil, ainda são poucos os materiais aproveitados no país. Um bom exemplo são as latas de alumínio, cuja produção é 63% reciclada. O lixo industrial apresenta índices maiores de reciclagem.

“O destino do entulho e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todos, incluindo riscos à saúde pública. Como cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo doméstico por dia, se a pessoa viver 70 anos terá produzido em torno de 25 toneladas. Multiplicando este exemplo pela população brasileira, o problema alcança dimensões inimagináveis”, alerta o arquiteto urbanista especialista em gestão ambiental, João Ricardo Magalhães Gonçalves, sócio-diretor da ECCOX Ambiental, empresa especializada em projetos e consultoria nas áreas de engenharia e arquitetura ambiental.

Risco ambiental

O chama a atenção, principalmente, para os personagens principais do trabalho de limpeza urbana, os garis, responsáveis pelo recolhimento do lixo nas cidades, cuja nobre profissão ajuda a impedir tragédias ambientais ainda maiores nas principais metrópoles do Brasil.

Ao exemplo do que ocorreu nos desabamentos provocados pelas fortes chuvas em Niterói (RJ), em março, a situação foi agravada pelo entupimento dos bueiros e saídas de água, causado pelo excesso de lixo depositado nas ruas. “Se cada um fizer a sua parte, colocando o lixo no local correto, no dia correto, da forma certa, poderíamos evitar muitas situações de risco urbano, incluindo doenças propagadas pelo lixo”, reforça João Ricardo.

Para homenagear os garis que atuam na limpeza urbana de Betim, a Viasolo Engenharia Ambiental e a ECCOX Consultoria Ambiental, maiores empresas de seus segmentos na região, promovem um café da manhã especial nesta sexta-feira, 21 de maio, às 7h, na sede da Viasolo (Avenida da Praia, n° 100, Prédio I – Riacho das Areias), em Betim (MG).

O evento é uma homenagem aos profissionais responsáveis pela limpeza urbana, que têm o dia 16 de maio consagrado à categoria. O gari recolhe o lixo das residências, lojas e empresas; capina a grama; varre, lava e desinfeta ruas e avenidas.

Em Betim

A cidade possui aproximadamente 450 mil habitantes, que geram em torno de 700 gramas de resíduos por pessoa por dia e são atendidos por um efetivo de 600 garis que atuam na limpeza urbana e coleta de resíduos do município.

O aterro sanitário de Betim é um dos poucos em Minas Gerais a possuir licença ambiental para operação, sendo um dos primeiros no Brasil na obtenção deste documento de regularidade ambiental. A cidade possui ainda o sistema de coleta seletiva, que separa o lixo seco (reciclável) do lixo úmido. O lixo seco é destinado à ASCAPEL - Associação dos Catadores de Papel gerando emprego na separação dos resíduos para a reciclagem

A Viasolo Engenharia Ambiental é uma empresa especializada em soluções práticas e eficientes nas áreas de limpeza pública e tratamento de resíduos. Em Betim, atua no fornecimento de serviços de coleta e transporte de resíduo urbano; Coleta, transporte e tratamento por esterilização de resíduos de serviços de saúde; Limpeza, varrição, lavagem de vias e outros serviços relacionados à limpeza urbana.

A Eccox Consultoria Ambiental atua com projetos e consultoria em meio ambiente e sustentabilidade, buscando gerar adequações ambientais em diversas empresas, conciliando o desenvolviento ao atendimento à legislacao, regularização ambiental e práticas de sustentabilidade com a redução de custos operacionais.

As empresas atuam de forma complementar, difundindo o respeito ao meio ambiente através da conscientização da comunidade, criando e incentivando a adoção de práticas de responsabilidade sócio-ambiental em prol do desenvolvimento sustentável da cidade e do planeta.

Reciclagem como negócio

O crescimento desordenado das cidades e o excesso de lixo acumulado nos grandes centros urbanos incentivaram uma nova atividade profissional, a de catador de lixo, que proporciona emprego e renda a uma boa parcela da população. Estima-se que existam 150 mil trabalhadores nas atividades de reciclagem em todo o Brasil.

O surgimento das cooperativas de reciclagem do lixo é uma alternativa do segmento à modernidade, gerando sustentabilidade econômica e contribuindo para um meio ambiente ecologicamente correto. Hoje, modernas técnicas já permitem que todo o lixo seja reciclado de forma economicamente viável. A política dos três R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar - se popularizada, poderia ajudar a resolver um dos problemas graves na questão ambiental.

“As soluções regionalizadas são uma importante saída para evitar possíveis colapsos em termos de destinação do lixo, de acordo com uma tendência nacional. Ao médio e longo prazo, a falta de áreas adequadas para receber os resíduos de origem urbana exigirá a estruturação de um consistente projeto de reciclagem, com ação conjunta das lideranças municipais, da iniciativa privada e da população”, completa João Ricardo.

Dia do Gari

A atividade é antiga e o nome gari surgiu como forma de homenagear o empresário francês Pedro Aleixo Gari que, em 1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a ‘turma do Gari’ para executá-lo. A data foi instituída em 1962, através da Lei 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, e comemorada pela primeira vez em 16 de maio de 1963, batizado como Dia do Gari.

http://www.segs.com.br

Nenhum comentário: