Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Empresa pesquisa e divulga materiais sustentáveis

Banco de dados online disponibiliza projetos e materiais ecológicos para diversas áreas de atividade.

Hoje, todo setor pode adotar processos de produção e comercialização mais limpos sob o ponto de vista social, ambiental e econômico. Isso quer dizer que os processos podem interajir de forma harmônica com a sociedade, causar impactos mínimos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar lucros. O que se vê no mercado atual, em decorrência disso, é uma crescente demanda por materiais e projetos sustentáveis.

Foi pensando assim que o designer industrial Wiliam Comim fundou a Mateco – Biblioteca de Materiais Sustentáveis, onde hoje ocupa o cargo de diretor comercial. “Percebi que havia um desencontro entre os produtores desses materiais e a indústria a qual se destinam. A Mateco é uma ponte entre esses dois setores”, explica o executivo.

A empresa pesquisa e disponibiliza um banco de dados online para auxiliar estudantes e profissionais de arquitetura, comunicação visual, design, moda, entre outras áreas no desenvolvimento e uso de materiais e projetos sustentáveis. Além disso, a Mateco ministra palestras sobre criação e uso de produtos sustentáveis.

“Durante este nosso um ano de existência, nossa demanda sempre foi crescente e estamos atendendo entre quatro a cinco novos clientes por dia”, revela Comin.

O catálogo da empresa lista diversas opções de produtos como placas de tapume, revestimentos, telhas, divisórias, pisos para áreas internas e externas, placas informativas e tecidos, oferecendo alternativas mais sustentáveis para diversos mercados. Garrafas de politereflalato de etileno, o popular PET, plástico, tubos de creme dentário, sobras de madeira estão entre as principais fontes de matéria prima. Além disso, processos de produção limpos, como plantação de algodão orgânico e uso de madeira certificada estão entre os critérios considerados.

Comin garante que todos os materiais da empresa são renováveis, com baixo consumo de energia e alta porcentagem de reciclados, com zero ou baixa emissões de poluentes, e são orgânicos. A indústria de construção civil é a que mais demanda esses materiais, alavancado pela enorme busca do conceito de ecoeficiência no setor.

Site Banco de dados online:

http://mateco.wordpress.com/

Fonte:
http://www.akatu.org.br

Nenhum comentário: