Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nova técnica identifica dengue pela saliva em três horas

Pesquisadores da USP desenvolveram uma nova técnica para diagnosticar a dengue. O exame é feito por meio da saliva do paciente e os resultados saem em apenas três horas. Os atuais diagnósticos são realizados por amostra de sangue e levam até dez dias para indicarem o resultado.

A técnica foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. De acordo com Victor Hugo Aquino, professor da instituição, por meio da saliva é possível detectar o genoma do vírus da dengue. Com isso, diz o professor, os pacientes não terão de esperar os dez dias necessários para saberem se estão ou não com a doença. “Pela técnica convencional, o indivíduo só tem certeza que tem a dengue quando já está curado.”

A pesquisa levará cerca de três anos para ser concluída, tempo mínimo para que a técnica esteja disponível na rede pública, segundo o pesquisador.

Resultados vão sair em 24 horas – Aquino revela ainda que, apesar de a nova técnica fornecer resultados em apenas três horas, os pacientes terão de esperar, na prática, cerca de 24 horas para terem o resultado em mãos.

“O exame em si leva três horas, mas existe toda uma questão logística para implementá-lo na rede pública. Será necessário um centro de referência para onde as mostras serão enviadas e os exames serão feitos.”

A pesquisa está sendo testada em um único posto de saúde de Ribeirão Preto e apenas em crianças. Segundo Aquino, a razão para isso é que tem crescido os casos de dengue em crianças. ” Em pouco tempo acreditamos que essa será a população mais afetada.”

(Fonte: Portal R7)

Nenhum comentário: