Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ONU pede atuação firme para salvar biodiversidade

Relatório afirma que 110 países pesquisados não conseguiram cumprir o compromisso de reduzir a taxa de perda de biodiversidade até 2010.


Um relatório de duas agências ambientais da ONU, apresentado nesta segunda-feira, alerta que se medidas radicais e criativas não forem adotadas para conservar a variedade natural da Terra, os sistemas que sustentam a vida e os meios de subsistência correm risco de colapso. O documento Perspectiva Global de Biodiversidade, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Convenção sobre Biodiversidade, CBD, aponta que os 110 países pesquisados não conseguiram cumprir o compromisso de reduzir a taxa de perda de biodiversidade até 2010.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que é necessária uma nova visão sobre diversidade biológica para um planeta saudável e um futuro sustentável para a humanidade. Segundo Ban, todas as lideranças políticas e setores econômicos precisam dar prioridade ao combate às causas da perda de biodiversidade.

De acordo com o relatório, as cinco principais causas da redução da biodiversidade são as mudanças no meio ambiente, poluição, mudanças climáticas, exploração exagerada dos recursos naturais e invasão de espécies exóticas. O documento alerta para a destruição da floresta Amazônica, causada pelas mudanças climáticas, desmatamento e queimadas, que tem tido um impacto no clima global, na quantidade de chuvas e na extinção generalizada de espécies. O relatório será analisado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU, marcada para setembro, em Nova York.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

Nenhum comentário: