Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vacina contra gripe pode provocar falso positivo em exame do vírus da Aids

Pessoas que tomaram vacina contra a gripe suína podem imaginar, equivocadamente, que têm o vírus da Aids, caso façam o exame para detectar o HIV até 30 dias após a imunização contra a gripe.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a vacina contra a gripe suína aumenta a quantidade de um tipo de anticorpo que o exame para o HIV interpreta como indicativo da contaminação pelo vírus da Aids. Mas o resultado positivo, nesse caso, é falso.

“Toda a rede de atendimento a DSTs [doenças sexualmente transmissíveis] está alertada para avisar quem for fazer exame para HIV de que, se a pessoa tomou a vacina contra a gripe nos 30 dias anteriores, o resultado pode ser falso positivo”, afirmou o ministro. “Caso dê positivo e a pessoa tenha tomado a vacina nos 30 dias anteriores, é preciso fazer um outro exame, mais sofisticado, que não está sujeito ao falso positivo”, disse Temporão.

Quando o exame para detecção do HIV é feito mais de 30 dias depois da vacinação contra a gripe suína, a possibilidade de dar falso positivo desaparece, segundo o ministro.

Segundo o Ministério da Saúde, nenhum caso de falso positivo foi registrado em exames de HIV no Brasil até agora. Essa possibilidade foi constatada por um estudo realizado nos Estados Unidos.

(Fonte: Fábio Grellet/ Folha Online)

Nenhum comentário: