Páginas

sábado, 12 de junho de 2010

“Bolo de cascas de frutas sortidas” vence concurso de culinária sustentável da FGV

Receita foi eleita a melhor entre as cinco finalistas do concurso; júri priorizou pratos que além de saborosos aliam práticas sustentáveis na cozinha, como o reaproveitamento integral dos ingredientes

Cascas de banana, maçã, goiaba e mamão conferem sabor e aroma agradável ao bolo vencedor do concurso de culinária sustentável, promovido pelo Centro de Cooperação Getúlio Vargas (CCGV). A competição faz parte do curso Chef GV, atividade extracurricular que durante o primeiro semestre de 2010, ofereceu a 60 alunos da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), conceitos e práticas de sustentabilidade por meio da culinária.

Confeccionado pela dupla Débora Bizarri Paro e Helena Guerra de Azevedo, o "bolo de cascas de frutas sortidas", aproveita integralmente os ingredientes usados. “A ideia original é reutilizar as cascas das frutas, já que muitas vezes esses restos são desperdiçados. Queríamos mostrar que elas têm utilidade”, comentam.

Segundo as vencedoras, além de usar cascas de frutas na receita, elas fizeram questão de que as frutas fossem de época, evitando o consumo de produtos produzidos longe da região de consumo. Além disso, farinha de trigo integral e ovos caipiras completam a lista dos ingredientes sustentáveis. “Só gastamos energia do forno e do liquidificador, quando batemos as cascas das frutas”, revelam.

Como prêmio, as vencedoras receberam um curso de chefe de cozinha ministrado pela renomada chef Pérola Polillo, além de um vale refeição no valor de R$ 200,00 para cada uma. Mais: para prestigiar as vencedoras, o "bolo de cascas de frutas sortidas" foi servido no coquetel de premiação, que aconteceu na última terça-feira, dia 8 de junho, no salão nobre da FGV.

Para Ademar Bueno, professor que coordenou o projeto, “o Chef GV foi um jeito divertido e diferente de discutir sustentabilidade, trazendo para sala de aula a vivência cotidiana dos alunos”.

O Instituto Akatu apoiou o projeto e ficou responsável pelo planejamento do programa de capacitação em conceitos e práticas de consumo consciente, além de participar da avaliação final das receitas finalistas do concurso.

- Por Débora Bizarri Paro e Helena Guerra de Azevedo

Receita vencedora: Bolo de cascas de frutas sortidas

Ingredientes:
- 3 copos de cascas de frutas (goiaba, maça, banana, mamão);
- 2 colheres (sopa) de margarina;
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó;
- 3 ovos;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral;
- 2 xícaras (chá) de leite;
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo.

Modo de preparo:
Primeiramente, bata no liquidificador todas as cascas das frutas lavadas e o leite e reserve em um recipiente. Em seguida, bata as claras em neve, as gemas, a margarina e o açúcar mascavo no liquidificador. Acrescente nessa mistura as cascas com o leite já batidos, a farinha de trigo integral e o fermento e misture. Leve para assar em forma untada no forno pré-aquecido.


http://www.akatu.org.br

Nenhum comentário: