Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Debate por redução de sódio nos alimentos

PROTESTE defende o controle no uso e redução pela indústria. Excesso tem sido recorrente em testes de alimentos, pondo em risco a saúde.


O excesso de sódio tem sido um problema recorrente nos testes alimentares feitos pela PROTESTE Associação de Consumidores e é fundamental um controle do uso para reduzir os riscos à saúde. Este é o posicionamento da Associação, que participa nesta quarta-feira (23), em Brasília, do I Seminário de Redução de Sódio nos Alimentos Processados, promovido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde.

O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 6 a 5 gramas diárias. Os inúmeros males que o produto pode causar à saúde levou a OMS a incluir o sal entre as substâncias que precisam ser reduzidas na alimentação.

Participam da discussão sobre as estratégias para redução de sódio nos alimentos processados o Ministério da Saúde, entidades de defesa do consumidor, e a indústria. Serão debatidas as ações governamentais para redução do consumo de sódio, além do monitoramento do conteúdo nutricional dos alimentos processados.

Entre os alimentos testados pela PROTESTE em que foi detectado excesso de sódio destacam-se o macarrão instantâneo , que chega a ter 90% da quantidade de sódio que um adulto pode consumir por dia. O salame, cuja porção de 40 g tem 2 g de sal (5¨%).Os alimentos de fast food, os combos infantis chegam a ter 400% do sódio que as crianças entre um e três anos necessitam num dia.As análises feitas também demonstraram que os pratos prontos desidratados chegam a ter 42% do total de sódio que pode ser consumido no dia por um adulto.

Molhos

Shoyu - apenas uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda a quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço. As crianças devem passar longe de pratos com ele.

Inglês – uma colher de sopa representa entre 6% e 16% das necessidades de sódio de um adulto em um almoço.

Pimenta - uma colher de sopa de molho de pimenta tem entre 11% e 22% das necessidades de sódio de um adulto em uma refeição.

Fast Food

Excesso de calorias, de gordura saturada, de sódio e de proteína. Essas foram as principais descobertas de nosso teste com combos de sanduíche de carne e de frango, com batata frita e refrigerante das cinco principais cadeias de fast-food do país para adultos e para crianças.

- combos infantis: não são adequados para crianças de nenhuma idade. Para crianças de 1-3 anos chegam a ter 400% do que necessitam num dia.

- combos adultos: chegam a ter 75% da quantidade de sódio que um adulto tem em um dia

Mortadela

Uma porção de 40 g tem 2 g de sal (5%)

Salame

3% de sal

Macarrão Instantâneo

Alguns produtos alcançam quase 100% do que um adulto deveria consumir desse nutriente em um dia inteiro. O que apresentou a menor quantidade de sódio, o Maggi Lamenitos, tem cerca de 60% do sódio que um adulto pode consumir no dia.

Exemplificando o gráfico ao lado, uma criança de 1 a 3 anos de idade deve consumidor 225 mg de sódio por dia. No entanto, o produto Maggi Lamenitos, que é o produto com menor teor de sódio do teste e é indicado ao público infantil, contém 1.479 mg!! Os demais produtos chegam a ter 2.140 mg de sódio, o que, indubitavelmente, traz malefícios à saúde dos consumidores.

Pratos Semi-prontos

Chegam a ter 42% do total de sódio que pode ser consumido no dia por um adulto.

Batata Palha

Uma batata palha, para ser considerada saudável, deveria trazer no máximo 0,3g de sal para cada 100g de batata. Mas a Sendas (E) apresenta 1,6g de sal para cada 100g. Níveis de sal acima de 1g não são aceitáveis, por isso, os produtos com valores acima desse nível não poderiam ser mais do que aceitáveis (C) na avaliação final. A Sendas, que ultrapassou em mais de 50% o limite de 1g, foi classificada como ruim.

Lasanha Congelada

Para se ter uma idéia, comendo uma porção de 325g de duas das marcas analisadas, o consumidor iria ingerir 60% de sua necessidade diária de sal.

Cereais Matinais

Apenas três marcas apresentaram, numa porção de 100g, níveis inferiores a 10% do valor diário recomendado para consumo. Uma porção de 30g dos demais produtos equivale a mais de 50% do que uma criança pode ingerir em um dia.

Molho para Salada

Na medição das quantidades de sal, o Taeq Ceasar Light (A) foi o molho que apresentou menos sal. O Jurema Parmesan, o Great Value Italian e o Uncle Bens Ervas Finas (C) têm quantidades um pouco mais elevadas de sal e devem ser consumidos com moderação.

Sopas

Em todas as sopas havia mais de 2g de sal por porção.

http://www.proteste.org.br/

Nenhum comentário: