Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Organização Meteorológica Mundial alerta: sai El Niño, volta La Niña

O fenônemo climático La Niña está se formando no Oceano Pacífico, o que anuncia uma ativa temporada de furacões e, na Ásia, monções mais intensas que o normal, alertou nesta terça-feira (6) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

“Depois do rápido desaparecimento do fenômeno El Niño 2009/10 no início do mês de maio de 2010, prossegue a evolução para um episódio La Niña”, indica a OMM.

La Niña é um fenômeno inverso a El Niño, que se caracteriza por uma elevação das temperaturas na superfície do mar nos setores central e oriental do Pacífico.

La Niña normalmente gera intensas chuvas na Indonésia, Malásia e Austrália, período de seca na América do Sul, tempestades no Atlântico tropical, ondas de frio na América do Norte e um tempo chuvoso no sudeste da África.

“Apesar de parecer provável que as condições de La Niña continue se desenvolvendo nos próximos meses (…), é difícil saber quando acontecerá o fenômeno e qual será sua amplitude em 2010″, indica este organismo da ONU.

As variações de temperatura provocadas por El Niño ou La Niña estão estreitamente ligadas a importantes fluctuações do clima em todo o mundo. Quando aparecerem, estas anomalias poderão durar um ano inteiro e, inclusive, mais.

Ao intenso período de El Niño de 1997/98 seguiu-se uma anomalia La Niña de grande duração, iniciada em meados de 1998 e que concluiu no início de 2001.

(Fonte: Yahoo!)

Nenhum comentário: