Páginas

sábado, 3 de julho de 2010

Surpreenda-se com tudo que um simples limão pode fazer.

Limão (Citrus limonum)

É uma das plantas mais importantes da família das Rutáceas. De belo porte, esta arvora arbustiva é muito semelhante àquela da laranja. Ë originária da Índia, sendo amplamente cultivada. Os ramos e folhas jovens são freqüentemente de cor avermelhado-violáceo, as folhas adultas, longipecioladas, são de um bonito verde brilhante e possuem nervuras evidentes. As flores assemelham-se muito àquelas da laranjeira, brancas internamente e rosadas ou avermelhadas no exterior. Os frutos são oblongos, com duas saliências nas extremidades, com casca amarela e esponjosa rica em óleo essencial, e projeções sumosas e ácidas contendo grandes quantidades de vitamina C.

Do limão são cultivadas várias espécies; algumas amadurecem no outono e inverno e outras durante a primavera e o verão. A importância do limão em nossa dieta é evidente. Utilizado na indústria dos licores, da perfumaria e confeitaria, é indispensável também na cozinha. Terapeuticamente é insubstituível: mil vezes ao dia se recorre ao limão para os males pequenos ou grandes. Utilizado para a preparação de vários medicamentos, o suco de limão é um dos elementos mais importantes da prática caseira. O ácido cítrico, a pectina, a limonina, o pinene, a felandrina, para citar alguns, são os princípios ativos que fazem deste magnífico fruto um ótimo remédio contra: escorbuto, hemorragias, distúrbios estomacais e intestinais, ácido úrico, arteriosclerose, nevralgias, hemicranianas, hipertensão, obesidade, metabolismo basal alterado.

O suco do limão, sendo cicatrizante e anti-séptico, é utilizado para desinfetar as feridas, favorecendo a cicatrização, além de curar eficazmente as afecções da boca e da garganta e limpar imediatamente a ferida provocada pela mordida de um cão.


PREPARAÇÕES:

Ácido Úrico, Gota.

Espremer em meio cálice de água o suco de três limões e beber esta dose pela manhã, em jejum. O tratamento deve durar dez dias, seguida por uma interrupção de sete dias. Deve-se, então, repetir a dose por outros dez dias e assim por diante.

Arteriosclerose, Hipertensão.

Iniciar a cura bebendo o suco de um limão de uma só vez. No dia seguinte, aumentar a dose para dois limões e continuar aumentando de um limão ao dia, até atingir o número de dez. O tratamento consiste na alternância: dez dias de tratamento e seis de repouso, podendo durar quanto se desejar.

Boca (inflamações e estomatites), Garganta.

Colutório: espremer o suco de um limão em um cálice e diluí-lo com uma colherinha de água morna. Usar o líquido para fazer bochechos, repetindo esta operação muitas vezes ao dia. Para a garganta fazer gargarejos contra as irritações provocadas pelo frio.



Estômago (cãibras, digestão difícil, inapetência, flatulência)

Infusão no. 1: preparar uma infusão de camomila e colocar uma fatia de limão, com a casca. Beber quando o líquido ainda estiver quente, mas não fervente.
Infusão no. 2: após a refeição, beber uma xícara de água quente adoçada, na qual se tenha deixado em infusão uma fatia de limão com a casca.
Tintura: macerar, por oito dias, 50gr de casca de limão em 100gr de álcool a 80o. Filtrar e conservar a tintura em um vidrinho que se possa fechar hermeticamente. Algumas gotas da tintura sobre um pouco de açúcar ou em um dedo de água ajudam a digestão. Contra a flatulência é útil beber dois dedos de água na qual se tenha diluído algumas gotas de tintura, ou o suco de meio limão espremido em meia xícara de água quente.
Infusão no. 3: nos casos de inapetência é aconselhável esta receita: macerar, em 300gr de água fervendo, 15gr de folha de limão, 20gr de raiz de aipo, 15gr de folha de tomilho, 50gr de folhas de alcachofras. Deixar o líquido repousar até que se torne morno. Filtrá-lo e beber uma xícara antes das refeições.

Febre Intermitente.

Torrar ao forno, ou sobre uma chapa de ferro quente, a casca de três ou dois limões, tendo o cuidado de eliminar o mais possível a parte branca, que é amarga e inútil aos efeitos terapêuticos. Quando a casca estiver torrada, pulverizá-la em um pilão. Pesar 30gr de pó e colocá-las numa xícara de água quente e pouco adoçada é útil a todos os estados febris. Todavia, se a febre é acompanhada de diarréia, então esta limonada não deve ser administrada, pois só aumentaria o distúrbio intestinal.

Feridas.

Na falta de um desinfetante alcoólico, banhar e limpar a ferida com suco de limão, aplicando depois um medicamento ou enfaixando.

Fígado (secreção biliar).

Quando for necessário ativar a secreção da bile, o segundo tratamento empregado para arteriosclerose é muito eficaz. Também a adiposidade supérflua desaparece, restabelecendo o equilíbrio orgânico.

Hemicraniana.

Em uma xícara de café, ou de camomila, ou de chá quente, pouco adoçada, colocar o suco de meio limão e beber em seguida.

Insônia.

Um remédio bem suave contra a insônia é obtido fervendo-se um pedaço de casca de limão em uma panelinha de água. Adoçar e beber antes de deitar-se. Se for necessário tomar pílula tranqüilizante, uma xícara deste líquido tornará o efeito mais rápido.

Intestino (meteorismo).

Infusão: misturar cuidadosamente os seguintes ingredientes e conservá-los em um recipiente: 60gr de casca de limão (somente a parte amarela); 30gr de coentro, 30gr de cominho, 30gr de anis. Colocar uma colher desta mistura em uma xícara de água quente e deixar em infusão por cinco minutos. Coar, adoçar e beber em duas vezes. Se necessário, repetir a dose uma outra vez durante o dia.

Metabolismo.

Quando o metabolismo basal estiver alterado, é benéfico o suco de um limão misturado a um pouco de mel, bebido pela manhã, em jejum, por vários dias.

Mordedura de cães.

O remédio mais imediato, para ser aplicado enquanto se espera um médico, é lavar a ferida com água fervida e embebê-la depois em suco de limão.

Nevralgia.

Fricção: cortar um limão em dois e com uma das metades friccionar a parte dolorida. Repetir a operação mais vezes ao dia.

Olhos (conjuntivite).

Ferver um cálice de água por cinco minutos, colocar o suco de um limão, deixar o líquido amornar e empregá-lo para lavar os olhos com o objetivo de aliviar o ardor e eliminar o catarro que se formou.

Reconstituinte.

Uma receita entre as mais antigas que conhecemos e que goza, ainda, de muita confiança, de resto bem merecida, é uma preparação caseira de potente reconstituinte à base de cálcio. O procedimento é o seguinte: em um recipiente de vidro, de base larga, colocar alguns ovos bem frescos juntamente com a casca. Espremer um número suficiente de limões, a fim de que seu suco cubra completamente os ovos. O conteúdo deste recipiente deve repousar um número de dias suficiente para que as cascas dos ovos derretam em contato com o suco do limão. Quando isto tiver ocorrido, agitar o líquido e adicionar um pouco de açúcar. Tomar uma colher deste prodigioso reconstituinte antes de cada refeição.

Resfriados

Amálgama: espremer o suco de um limão em uma xicarazinha contendo a clara de um ovo. Bater tudo por dez minutos e tomar uma colher desta mistura e cada meia hora, repetindo a dose uma outra vez durante o dia.
Chá de limão e rum: utilizar três limões para cada litro de chá que se pretenda preparar. Antes de cortar os limões, esmaga-los bastante sobre um pouco de açúcar, com o objetivo de extrair do fruto todo o óleo essencial possível. Sobre o fundo da chaleira, colocar o açúcar e os limões cortados em rodelinhas. Preparar um litro de chá não muito forte, coloca-lo no recipiente, adicionando por último três cálices de rum. Esta bebida previne e combate o resfriado e é particularmente indicada nos dias frios e de muito vento. Este chá também é benéfico à cura da rouquindão, pois evita a inflamação da laringe e clareia a voz.

Reumatismo.

Fricções: friccionar a região atingida pelas dores reumáticas com meio limão.
Infusão: colocar o suco de um limão grande em um cálice de água. Ferver tudo até que o líquido tenha se reduzido à metade. Beber pela manhã, em jejum, continuando o tratamento por muitos dias.

Soluço.

Um velho remédio, sempre eficaz, é aquele onde se colocam algumas gotas de suco de limão sobre uma colher de açúcar, que deve ser dissolvido lentamente na boca. Mas se o soluço é rebelde, deglutir uma colher de suco de limão.

Urina.

Para aumentar a secreção urinária durante os estados febris, dar ao doente uma limonada quente e adoçada. Todavia, se a febre for acompanhada de diarréia, abster-se de administrar a bebida, que só aumentaria o distúrbio intestinal.

OBS: deve-se tomar cuidado com o limão e situações de exposição ao sol, pois pode ocorrer queimaduras e o aparecimento de manchas.

Referência Bibliográfica: BALMÉ, François. Plantas Medicinais. São Paulo: Hemus, 1982.

JOSÉ CARLOS DA FONSECA MACIEL
BIÓLOGO

Nenhum comentário: