Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Dias frios aumentam risco de infarto

Um grupo de pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine encontrou uma relação entre a temperatura do ambiente e o risco de ataque do coração. Eles descobriram que uma queda brusca na temperatura aumenta as chances de uma pessoa ter um infarto. Segundo eles, a relação é tão estreita que a cada grau a menos em um único dia, há um aumento de 200 casos de infarto no Reino Unido.

Os pesquisadores analisaram dados de 84 mil casos de infartos em hospitais entre 2003 e 2006 no Reino Unido, fazendo um levantamento de 15 áreas geográficas com temperaturas diferentes e que sofreram alterações climáticas. Eles descobriram que os casos de infarto aumentaram em 2% duas semanas depois de uma forte frente fria que atingiu a maioria das 15 zonas pesquisadas.

Para o resultado ser mais claro, ele foi adaptado para não levar em conta poluição, estresse, diabetes e outros fatores que aumentam as chances de um indíviduo desenvolver doenças cardiovasculares. As pessoas entre 75 e 84 anos e aquelas que têm doença na coronária perecem ser mais vulneráveis às reduções de temperatura, enquanto pessoas que estão tomando medicamento à base de ácido acetilsalicílico, como a aspirina, há um longo tempo estão mais protegidas.

De acordo com o estudo, isso talvez aconteça porque em dias frios a distribuição de elementos sanguíneos mais densos, como as plaquetas, fica desigual. Isso pode causar uma reação de agregação e consequente inflamação dos vasos sanguíneos. Por isso, medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, que diminuem a densidade do sangue, podem proteger o individuo desse efeito de agregação.

Os autores do estudo dizem que mesmo que ainda não esteja certo por que a queda na temperatura aumenta os riscos de infarto, as clínicas que atendem pacientes com complicações cardíacas devem colocar as alterações climáticas entre as possíveis causas de infarto, especialmente quando se tratam de pessoas com mais de 75 anos.

http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário: