Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mercado de Carbono continua abrindo oportunidades para profissionais de diversas áreas

O setor ambiental tem apresentado inúmeras oportunidades nos últimos anos. Trabalhadores de diversos segmentos estão se qualificando para atender a crescente demanda por profissionais da área.

As formas de qualificação são tão variadas quanto as oportunidades e a tecnologia tem contribuído para que cada vez mais profissionais tenham condições de ingressar no ramo.

O advogado e gestor ambiental, Fernando Klisiewicz, que também ministra cursos relacionados ao mercado de carbono, destaca que os setores de energias renováveis e troca de combustíveis fosseis são os mais promissores. Na quinta-feira, 05, ele encerrou uma capacitação online, para profissionais de todo o Brasil.

Ele reforça a importância da capacitação. “Normalmente as equipes são multidisciplinares, pois varias áreas são envolvidas. Dificilmente uma só pessoa escreve um projeto inteiro”, afirmou.

Klisiewicz dá algumas orientações para quem pretende atuar com os projetos: “primeiro estudar bem o que já existe, ler projetos, ler PDDs, Metodologias, para entender a sistemática do mercado de carbono. Depois buscar um projeto, um cliente, e tentar se associar a uma empresa que já faca projetos para aprender na prática, para depois alçar voos sozinho”.

O mercado é muito divulgado, mas pouco desenvolvido, segundo ele, mas bons profissionais que saibam elaborar projetos não ficam sem emprego.

Danielle Jordan / Ambientebrasil

Nenhum comentário: