Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Primeiro caso de hepatite E no Brasil não deve ser motivo de preocupação

Incidência baixa

O virologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Marcelo Alves Pinto afirmou que, por enquanto, o primeiro caso de vírus da hepatite E descoberto no país não é motivo de preocupação.

"A gente presume que a incidência desse tipo de hepatite seja baixa", disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

A hepatite E foi descoberta pela primeira vez no Brasil por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz.

Doença suína

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta suspeitam que a doença tenha sido causada pela ingestão de carne suína. Eles perceberam semelhanças entre o sequenciamento genético do vírus encontrado e o de suínos criados no Brasil.

"Pelo histórico clínico do paciente, parece que o indivíduo fez ingestão de carne suína. Só que nós não tivemos acesso a amostras desse material, então, não pudemos detectar o genoma do vírus na carne consumida", acrescentou o virologista, que coordenou o estudo.

Segundo Alves Pinto, não há diferenças clínicas entre a hepatite A, tipo mais comum da doença no Brasil, e a E. "As duas são consideradas de caráter benigno porque na maioria das vezes o indivíduo se cura e não deixa sequelas."

Ambas são causadas pelo contato com o agente infeccioso por meio de água e alimentos, por isso, o virologista recomenda a higiene constante das mãos e de alimentos para consumo. Ele também alerta para o cuidado com o cozimento e a refrigeração dos produtos.

Primeiro caso de hepatite E no Brasil

A descoberta do vírus é resultado da análise de 64 amostras sorológicas de pacientes com hepatite aguda sem agente causador conhecido. O material, selecionado pelo Laboratório de Hepatites Virais da Fiocruz, foi coletado entre 2004 e 2008. A ocorrência é de 2006 e refere-se a um morador do Rio de Janeiro.

A pesquisa foi publicada na forma de artigo pelo periódico científico Journal of Clinical Virology, sob o título First Report of a Human Autochthonous Hepatitis E Virus Infection in Brazil.

A hepatite é uma doença inflamatória que atinge o fígado e pode causar cirrose ou câncer.

A hepatite E é causada pelo vírus E (um RNA-vírus) e sua transmissão é fecal-oral, ocorrendo por meio do consumo de água ou alimentos contaminados.

Agência Brasil

Nenhum comentário: