Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conheça os principais testes preventivos disponíveis

Algumas doenças podem atacar nosso organismo tão silenciosamente que quando as percebemos seu estado já pode ser um tanto quanto avançado. Na coluna de hoje vamos conhecer alguns dos principais testes preventivos disponíveis.

Preventivo Ginecológico ou Papanicolau

O que é? Coleta de material retirado do colo do útero e enviado para laboratório. Procura por células cancerosas ou pré-cancerosas.

Quem deve fazer? A indicação de preventivo ginecológico sofreu mudanças desde 2009. Hoje a ACOG (Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia) indica que o primeiro exame deve ser realizado aos 21 anos de idade. Entre 21 e 29 anos, deve ocorrer a cada 2 anos e então, mulheres que apresentaram três exames negativos consecutivos, podem realizá-lo a cada 3 anos. Isso se deve ao fato de que a possibilidade de câncer torna-se cada vez mais remota, à medida que os resultados negativos se repetem. Outra mudança recente determina que as mulheres podem parar de realizá-lo por volta dos 65 ou 70 anos, isso se nos últimos três exames os resultados forem normais ou não apresentarem nenhum resultado anormal nos últimos 10 anos.

Mamografia

O que é? Técnica de Raios-X que estuda as mamas a procura de lesões suspeitas de malignidade.

Quem deve fazer? Indicado anualmente para todas as mulheres após os 40 anos e para mulheres mais 35 anos que apresentem histórico familiar de câncer de mama (em parentes de primeiro grau) ou outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

Lipidograma

O que é? Exame que mede a quantidade de substâncias gordurosas no sangue, como Colesterol e Triglicerídeos.

Quem deve fazer? Deve ser realizado em homens e mulheres a partir dos 18 anos, especialmente em pessoas com fatores de risco para doenças do coração, como obesidade, diabetes, hipertensão e histórico familiar de dislipidemia (níveis anormais de lipídios no sangue).

Colonoscopia/ Retossigmoidoscopia/ Pesquisa de sangue oculto nas fezes

O que são? Testes que procuram sinais precoces de câncer do cólon (intestino grosso).

Quem deve fazer? Deve ser realizado por todos a partir dos 50 anos de idade. Pessoas com fatores de risco aumentado (pólipos adenomatosos, doença inflamatória intestinal e histórico familiar de câncer do cólon) podem se beneficiar destes exames precocemente.

Densitometria Óssea

O que é? Teste radiológico que investiga a densidade mineral dos ossos, em especial os mais propensos a fraturas como a coluna e o colo do fêmur.

Quem deve fazer? Indicado após os 60 anos para mulheres e a partir dos 70 anos para os homens. Este exame deve ser realizado mais cedo para pessoas de ambos os sexos com risco aumentado de osteoporose (menopausa precoce, história familiar, fumo excessivo, sedentarismo ou uso de cortisona por tempo prolongado). A detecção precoce de osteopenia sugere prevenção da progressão do enfraquecimento dos ossos, por meio de suplementação de cálcio e atividade física regular. Quando se detecta osteoporose, há necessidade também de tratamento medicamentoso, com o objetivo de prevenir futuras fraturas.

Exame de Urina e Microalbuminúria

O que é? Exame de uma amostra de urina em que se procura pela presença de substâncias anormais, como sangue, glicose, proteínas e corpos cetônicos.

Quem deve fazer? Pessoas com problemas urinários e hipertensos, diabéticos e mulheres grávidas. Hipertensos e diabéticos (insulinodependentes ou não) devem realizar a pesquisa de albumina na urina rotineiramente como forma de detecção precoce de dano aos rins.

O que é?

Exame de sangue para pesquisa de doenças da tireoide, muito comum na terceira idade. O hipotireoidismo muitas vezes passa despercebido e seu tratamento pode melhorar muito a qualidade de vida.

Quem deve fazer? Pessoas após os 60 anos mesmo sem sintomas, assim como todas as pessoas com queixas de saúde associada a problemas de tireoide (perda ou ganho rápido de peso, sonolência ou insônia, tremores, palpitações, depressão, alterações da memória e do ciclo menstrual).

Glicemia de Jejum e Teste de Tolerância à Glicose

O que é? Exame da quantidade de açúcar (glicose) no sangue no jejum e duas horas após carga oral de açúcar.

Quem deve fazer? Todas as pessoas hipertensas e/ou acima do peso, independentemente da idade. Usado juntamente com glicemia pós-prandial (ou teste de tolerância à glicose) para detectar diabetes e pré-diabetes (chamada de intolerância a glicose).

PSA (Antígeno Prostático Específico)

O que é? Exame de sangue para detectar doenças da próstata.

Quem deve fazer? Indicado para homens a partir dos 40 anos. O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum nos homens. Quando o valor do PSA está elevado, indica-se uma investigação da próstata por ultrasson e biópsia. Quando encontrado em seus estágios iniciais o câncer de próstata é altamente curável.

Pesquisas recentes indicam que pode não ser tão eficaz como se pensava. Novos protocolos recém lançados nos EUA não recomendam mais o exame de PSA de rotina para os homens a partir dos 40 anos devido à relação entre risco e benefício ainda ser muito incerta.

http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário: