Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Site divulga áreas ambientais protegidas no mundo inteiro

O Programa Ambiental dos Estados Unidos está a recorrer ao mundo virtual para proteger o planeta real, divulgando áreas protegidas pouco conhecidas no mundo inteiro, nomeadamente mais de 200 em Portugal, através do site www.protectedplanet.net, noticia a Lusa.

Em Portugal, o portal recomenda 213 áreas protegidas e parques naturais. A Serra d`Aire, os Parques Naturais da Árrábida, de Sintra e da Madeira, o Estuário do Tejo, a Costa Vicentina e o Litoral de Esposende são alguns dos primeiros resultados.

Segundo a BBC online, com o lançamento do portal, na Convenção de Biodiversidade dos Estados Unidos, as autoridades norte-americanas pretendem também alertar para a necessidade de aumentar rapidamente a protecção dos oceanos. Isto porque, alegam, o objectivo de proteger dez por cento dos oceanos até 2012 não vai ser cumprido, por larga margem.

As áreas protegidas são uma das formas mais eficazes de salvaguardar plantas, animais e ecossistemas, afirmou Charles Besancon, chefe da divisão de áreas protegidas do Programa Ambiental norte-americano (UNEP, na sigla em inglês).

«Sabemos que os parques nacionais e as áreas protegidas são importantes por muitas razões: eles abastecem água potável a um terço das maiores áreas urbanas do mundo, protegem as emissões de carbono e as espécies ameaçadas», afirmou à BBC.

Charles Besancon exemplifica: «Os últimos 600 gorilas de montanha estão em áreas protegidas rodeadas por comunidades. Sem as áreas protegidas, já tínhamos perdido o gorila da montanha.»

O UNEP tem uma base de dados de áreas protegidas em todo o mundo, uma informação compilada a partir de dados dos governos e de outras autoridades.

No entanto, apesar de estarem identificadas mais de 150 mil áreas protegidas, a informação sobre o que está nesses espaços e a forma como são protegidos é, em muitos casos, escassa.

O portal www.protectedplanet.net inclui informação de outros sites, como o Google Maps, a Wikipedia e o Panoramio, um site de partilha de fotografias da Google.

Os cibernautas podem procurar locais protegidos e pouco conhecidos antes de irem de férias, por exemplo, e descobrir que há parques naturais que não são divulgados nos itinerários turísticos mas que vale a pena conhecer.

Com isto, o Programa Ambiental dos Estados Unidos espera que o número de visitantes destes locais aumente, gerando receitas que possam ser canalizadas para a sua conservação.

O portal também permite que os turistas que visitem um local protegido pela primeira vez criem entradas na Wikipédia ou que publiquem fotografias online, de forma a atrair outros visitantes.

http://diario.iol.pt/ambiente/ambiente-portugal-tvi24-protectedplanet/1200741-4070.html

Nenhum comentário: