Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Enem deve exigir temas ambientais

A quatro dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos que não estiveram atentos aos noticiários ao longo do ano não têm muito o que fazer para se preparar para as questões que cobram atualidades. Aqueles que se informaram podem tentar relembrar os pontos mais importantes.

Para a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia Antunes, um dos assuntos que não podem ficar de fora é a questão ambiental. "Em termos de atualidades, meio ambiente é sempre muito explorado no Enem. E neste ano teve terremoto, tsunami, desabamentos e derramamento de petróleo no Golfo do México."

O professor Miguel Castro, diretor editorial do Sistema COC de Ensino, também aposta nos problemas ambientais que foram manchete. Além disso, ele acredita que a Lei da Ficha Limpa e temas relacionados a violência urbana e exclusão social têm chances de serem abordados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não informa quando foi concluída a prova, mas, de acordo com Vera, as questões devem ser fechadas com antecedência e temas recentes como eleições não têm tantas chances de serem abordados. "Até porque eles usam um banco de questões, então podem cair fatos de 2009 e 2008 também."

Adilson Garcia, diretor do Vértice - escola líder no último Enem - aposta, além de meio ambiente, em assuntos relacionados ao Oriente Médio e a Hugo Chávez. "É importante que os candidatos saibam sobre os conflitos entre Israel e Palestina e sobre Hamas e Fatah", diz. "Quanto a Chávez, devem entender um pouco da influência dele na América Latina e das mudanças econômicas pelas quais vem passando a Venezuela."

Leitura. Garcia conta que no Vértice os alunos não têm provas ou aulas específicas de atualidades. "Tentamos criar neles o hábito de ler jornais e revistas desde cedo e ensinamos a interpretar e ver diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto."

A interpretação é uma parte importante da leitura para Álvaro, aluno do cursinho Anglo. "Às vezes tenho dificuldade em entender notícias, principalmente sobre economia. Então procuro professores." A aluna do Vértice Layla Jarruche, de 17 anos, não vê muitos empecilhos em se preparar para a parte de atualidades. "O principal é ler jornais o ano inteiro, e é um hábito que tenho há muitos anos." Para ela, questões políticas e econômicas relacionadas à China têm grandes chances de serem cobradas.

Larissa Linder /Estadão.edu - O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: