Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Novo Portal do Meio Ambiente é lançado como referência em informações ambientais

Idealizado para tornar-se referência em informação ambiental, o novo portal da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na internet já está no ar. O lançamento foi feito nesta quinta-feira (11) pelos secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado, e do Planejamento, Alan Jones dos Santos. Ao lado do presidente Instituto das Águas do Paraná, João Lech Samek, eles também lançaram a a nova página na internet e a logomarca da autarquia.

O Portal de Meio Ambiente (www.sema.pr.gov.br) apresenta novo desenho e parâmetros tecnológicos práticos de produção, organização e publicação, mostrando a evolução dos programas, projetos e serviços prestados pela Secretaria.

Além disso, todos os conteúdos passaram por padronização e modernização, com o intuito de tornar as informações mais acessíveis para o público. Entre os principais assuntos estão biodiversidade, florestas, mudanças climáticas, educação ambiental, recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos — viabilizando os compromissos recomendados pela Agenda 21 e o diálogo entre o poder público e a sociedade civil.

“Nós priorizamos a legibilidade, navegabilidade e acessibilidade aos cidadãos, visando aproximar a informação e os serviços prestados pela Secretaria com o público”, declarou Callado Afonso. “Nosso objetivo é oferecer acesso a serviços e informações de forma ágil e transparente, evidenciando um governo integrado e solidário com o cidadão.”

A Celepar é responsável pela manutenção e hospedagem do portal, e também oferece à Secretaria o Sistema Gerenciador de Conteúdos, que permite integração do controle de acesso e publicação de conteúdos do Portal de Meio Ambiente na web, por meio de uma interface de usuário via internet.

Além da mudança no conteúdo e formato, o site também traz toda a legislação ambiental federal e estadual. O usuário que acessar o endereço www.sema.pr.gov.br vai encontrar um desenho moderno, que segue os novos padrões da web, com informações atualizadas em tempo real e possibilidade de interagir com as autarquias vinculadas à Secretaria — Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas e Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG).

Ao procurar informações sobre licenciamento, emissão de certidões negativas, Estudos de Impacto Ambiental (Eia-Rima), projetos concluídos e em andamento, o portal do meio ambiente levará o internauta para o site do IAP. Lá, o usuário terá acesso às normas específicas para cada modalidade de licenciamento, formulários e os termos de referência que descrevem o que os técnicos precisam para elaboração de projetos.

Além disso, por meio do “Fale Conosco” e das redes de relacionamento, o internauta poderá acompanhar as ações diárias, programação e cronograma de trabalho dos órgãos ambientais. Outra facilidade do site da Secretaria é a ferramenta de busca, mais visível na página principal para que os usuários possam acessar matérias do Boletim Informativo Lobo Guará e do banco de dados de notícias.

O novo portal do meio ambiente traz, ainda, links que apontam para endereços de órgãos ambientais federais na internet, permitindo que os leitores possam conhecer conteúdos externos sobre o mesmo tema. Com uma navegação mais simples que a versão anterior, o menu principal foi separado por assuntos com informações específicas das seis coordenadorias da Secretaria — Coordenadoria da Agenda 21, Coordenadoria de Biodiversidades e Florestas, Assessoria de Educação Ambiental, Coordenadoria de Mudanças Climáticas, Coordenadoria de Recursos Hídricos e Coordenadoria de Resíduos Sólidos.

ÁGUAS — O novo site www.aguasparana.pr.gov.br é um marco da passagem da extinta Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento (Suderhsa) para o Instituto das Águas do Paraná. Com uma nova proposta visual e de navegação, a página vai representar as mudanças propostas pela nova autarquia e suas funções.

“O novo site do Instituto reúne todo o trabalho que já foi desenvolvido e permite que os próximos projetos também sejam inseridos ao longo dos anos”, explicou Samek.

Estão à disposição no site para download o Plano Estadual de Recursos Hídricos e a Política de Recursos Hídricos do Paraná, assim como informações sobre os agentes do sistema composto pelas gerências regionais e pelos Comitês de Bacias Hidrográficas. Está previsto para o ano que vem o acesso a novos serviços, como o cadastro online da outorga e uma aplicação para o acesso a dados de hidrologia.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=60294&tit=Novo-Portal-do-Meio-Ambiente-e-lancado-como-referencia-em-informacoes-ambientais&ordem=450000

Nenhum comentário: