Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O ranking das cidades verdes

O ranking das cidades verdes
Planejamento para o futuro Porto Alegre – Até 2050, acredita-se que 70% da população mundial viverá em cidades. Embora representem pouco mais de 1% do território mundial, os aglomerados urbanos são responsáveis por consumir até 75% da energia do planeta e por produzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.

Por esses e outros motivos, a Siemens, uma das líderes mundiais em engenharia, decidiu descobrir como está o desenvolvimento ambiental de grandes metrópoles ao redor do mundo. Em 2009, o foco do estudo, realizado pela consultoria Economist Intelligence Unit, foram as grandes cidades europeias. Este ano, as da América Latina.

Dezessete capitais, incluindo as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, foram avaliadas. O resultado deu origem ao Latin American Green Index (Índice de Cidades Verdes da América Latina, em tradução livre).

O objetivo principal é mapear as ações das cidades a partir de diferentes critérios: energia e CO2, uso da terra e construções, transporte, resíduos, água, saneamento básico, qualidade do ar e governança ambiental. Ao examinar o relatório, uma das surpresas é que não parece existir uma relação clara entre o desempenho ambiental e a renda per capita das cidades.

A grande cidade verde apontada pelo índice latino é a paranaense Curitiba, que alcançou uma classificação considerada muito superior à média. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília estão acima da média, enquanto Porto Alegre encaixa-se um pouco abaixo, na média estabelecida.

Ainda assim, as políticas ambientais da capital gaúcha foram destaque ao lado do sistema de captação e tratamento de água, considerado um exemplo a ser seguido. Nenhuma das cidades brasileiras foi considerada bem abaixo da média.

http://www.clicrbs.com.br


O ranking
- Curitiba
- Belo Horizonte
- Medellín
- Buenos Aires
- Guadalajara
- Bogotá
- Cidade do México
- Montevidéu
- Lima
- Brasília
- Monterrey
- Rio de Janeiro
- Porto Alegre
- São Paulo
- Puebla
- Quito
- Santiago

Nenhum comentário: