Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Órgãos internacionais exigem que questão da água seja discutida em cúpulas

Vários organismos internacionais exigiram que a gestão da água no mundo seja discutida no marco de futuras conferências da ONU sobre mudança climática, assunto excluído das atuais reuniões.

O diretor-geral da Comissão Nacional de Água do México (Conagua), José Luis Luege, indicou que “a água deve estar no centro do debate da mudança climática”.

A Conagua organizou paralelamente à cúpula de Cancún, a COP-16 (16ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU), um evento no qual especialistas internacionais analisaram durante vários dias a questão da água e a mudança climática.

As conclusões desse fórum foram apresentadas na COP-16 na quarta-feira.

“O maior custo no futuro da humanidade será a adaptação à mudança climática, e 70% desses custos serão no setor da água”, avaliou Luege.

O coordenador internacional do Programa de Cooperação para Clima e Água (CPWC, em sua sigla em inglês), Henk van Schaik, assinalou que “muitos setores cruciais relacionados à água terão que se adaptar às transformações geradas pela mudança climática, como a produção agrícola e a energia hidroelétrica”.

Anders Berntell, diretor-executivo do Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI), criticou os negociadores da COP-16 por “até agora terem duvidado em incluir referências específicas na conferência sobre como enfrentar o problema da água de um modo sistemático”.

“Quando a disponibilidade de água é afetada, são prejudicadas a produção de alimentos, a produção de energia, as florestas e os sistemas de saúde, entre outras coisas”, apontou.

Tim Kasten, vice-diretor da ONU-Água, assinalou: “Sessenta e cinco por cento dos ecossistemas relacionados com a água no mundo estão declinando”. Segundo ele, a mudança climática é uma das principais causadoras dessa situação.

“É urgente que administremos e restauremos esses sistemas” para que os ecossistemas de água possam seguir regulando “a qualidade da água e as inundações”, continuando o “fornecimento a agricultura, indústria, comunidades e setor energético”, apontou Kasten.

Por último, a diretora de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial, Laura Tuck, afirmou que o tema da água deve ser incluído nas negociações da mudança climática porque “à medida que o mundo se vê mais interligado, as decisões de um país afetam os demais”, o que pode gerar conflitos internacionais.

(Fonte: Folha.com)

Nenhum comentário: