Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

Unesco debate uso de aqüíferos subterrâneos compartilhados

Aqüíferos subterrâneos são responsáveis por quase 96% da água doce do mundo, um volume 100 vezes maior do que a água doce de superfície. Em zonas áridas ou semi-áridas, são muitas vezes a única fonte de água doce. Esse é o caso da água utilizada na Arábia Saudita, em Malta e na Tunísia, por exemplo. Atualmente, existem mais de 270 aqüíferos em todo o mundo, 73 nas Américas, 38 na África, 90 na Europa Ocidental e 12 na Ásia.

A conferência da Unesco está sendo organizada em colaboração com a Associação Internacional de Hidrologia e com o Programa das Naçoes Unidas para o Meio Ambiente. Cerca de 400 especialistas de todo o mundo vão participar do encontro "Aqüíferos Transfronteiriços: Desafios e Perspectivas". Os debates vão incluir a discussão sobre a eventual adoção de uma convenção sobre os aquíferos transfronteiriços. A proposta será apresentada na próxima sessão da Assembléia Geral da ONU, em 2011.

O Programa Hidrológico Internacional da Unesco é o único do sistema das Nações Unidas dedicado à educação sobre a água e gestão dos recursos hídricos. Em 2000, o Conselho Intergovernamental lançou uma iniciativa internacional de gestão de recursos de aqüíferos compartilhados, Isarm, com o objetivo de um inventário global destas bacias e recomendações que prevêem a gestão sustentável dos recursos. A reunião, de três dias em Paris, termina nesta quinta-feira.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

Nenhum comentário: