Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Milhares protestam em Berlim por escândalo da dioxina em animais

Milhares de manifestantes protestaram em Berlim neste sábado (22) para exigir uma mudança nos métodos de criação de animais e para mostrar a sua indignação por causa de um escândalo provocado pela dioxina, uma substância cancerígena, que foi encontrada em alguns ovos, aves e suínos.

O escândalo causado por ração para animais contaminada deixou os consumidores indignados, desencadeou alertas de saúde internacionais e atingiu as vendas de ovos e carne na Alemanha.

Os organizadores do protesto disseram que 22 mil pessoas participaram da manifestação chamada: “Estamos cheios disso. Não à engenharia genética, fábricas de animais e dumping das exportações.” Espectadores disseram que cerca de 10 mil pessoas estiveram no protesto.

“Tivemos um amolecimento das regras para o cuidado com o meio-ambiente e da criação de animais nos últimos anos”, disse Reinhild Benning, do Friends of the Earth (Amigos da Terra) da Alemanha.

“Isso é um risco para os consumidores, como estamos vendo agora com o escândalo da dioxina, e é algo que eles ainda não querem.”

Controle e segurança – A chanceler alemã, Ângela Merkel, disse na sua transmissão de vídeo semanal que apoiava os esforços do governo para fechar as lacunas do sistema de controle e segurança.

O governo está separando a produção de óleo e gorduras para uso industrial e agrícola, e está introduzindo um novo sistema de licenciamento. Milhares de galinhas foram sacrificadas.

Restrições às importações – China, Coréia do Sul e Hungria já anunciaram restrições às importações de carne da Alemanha, depois que o escândalo veio à tona, no dia 3 de janeiro. A Rússia manifestou sua preocupação e vem mantendo conversas com autoridades alemãs.

Dioxinas são venenos formados pela queima de resíduos e por outros processos industriais, e está provado que aumentam o risco de câncer e também afetam mulheres grávidas.

Na sexta-feira as autoridades alemãs que investigam o escândalo disseram que conseguiram localizar a fonte da dioxina: óleo usado em frituras que passou por uma transformação industrial.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: