Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Alterações climáticas forçam habitantes de ilhas do Pacífico a se refugiarem

Cerca de 1500 pessoas tiveram que ser removidas da ilhas Carterets devido às altas marés.


Localizada no Pacífico Sul, a ilha Bougainville serviu de abrigo aos primeiros 1500 refugiados do mundo que tiveram que abandonar suas casas no arquipélago de Carterets devido às mudanças climáticas que afetam a ilha, destruindo os atóis e a produção de alimentos dos moradores.

Ursula Rakova, diretora executiva da organização de caridade Tulele Peisa, descreveu a situação enfrentada pelo arquipélago como sendo urgente e afirmou que possibilitar a evacuação dos 1500 habitantes para Bougainville – a aproximadamente 80 quilômetros de Carterets – envolveu negociações muito delicadas.

De acordo com Rakova, o incidente foi causado pelas alterações climáticas, e pode repetir-se também em outros lugares se nada for feito. “Não é só conosco. Isso vai acontecer a outros no Pacífico e em outras partes do mundo. A poluição tem que acabar. As grandes nações têm que fazer algo a respeito muito, muito rápido. As mudanças climáticas vieram pra ficar”.

Constance Okollet, presidente da Rede Osukura de Mulheres Unidas, do leste da Uganda, que acompanhava Rakova, relatou que em sua região, alterações ambientais extremas como ciclos de secas e chuvas severas já estão ocorrendo, tornando praticamente impossível o desenvolvimento das colheitas tradicionais.

“Isso é uma ameaça à segurança alimentar da comunidade e limita a habilidade da população de ganhar a vida modestamente”, disse Okollet. Segundo ela, mortes pelas enchentes, fome e doenças e a interrupção na educação das crianças são outros impactos que as mudanças ambientais têm causado por lá.
Mary Robinson, ex-presidente da Rede Osukura, garante que concentrar-se na dimensão humana das alterações climáticas poderia fazer com que o mundo “visse os efeitos do problema diferentemente”.

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=727308

Nenhum comentário: