Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estre vai transformar lixo urbano em combustível

A Estre Ambiental está implantando em Paulínia a única fábrica da América Latina capaz de produzir combustível de resíduos sólidos (CDR) do lixo urbano para utilização no processo - caldeiras e fornos - das empresas dos mais diversos segmentos. A empresa tem condições para processar mil toneladas de lixo por dia e gerar 400 toneladas de combustível. O investimento é de R$ 45 milhões e inclui o maquinário que foi importado da Finlândia e passa por adaptações. A unidade começou a funcionar em caráter experimental e os técnicos finlandeses estão na unidade de Paulínia, onde treinam os funcionários.

A Estre recebe o lixo doméstico de cidades da RPT (Região do Pólo Têxtil) - Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, além de outras da região como Paulínia, Cosmópolis, Capivari e Piracicaba. O diretor de tecnologia ambiental da Estre, Pedro Stech, explicou que o centro de gerenciamento de resíduos de Paulínia recebe quatro mil toneladas de lixo diariamente, onde ocorre a separação dos produtos secos e molhados. Desse montante, 25% de todo o material retirado irá passar pela máquina do CRD.

"Nós temos muita umidade no nosso lixo devido ao material orgânico que é dispensado. No Brasil, fazemos tudo em casa e isso gera muito descarte de cascas de frutas, vegetais, restos de comida. Por isso, fomos buscar soluções que poderiam ser adaptadas ao lixo brasileiro", explicou Stech. Segundo o diretor de tecnologia, foram seguidos padrões internacionais de proteção ambiental. Na nova unidade o solo foi compactado com cimento e mantas de Pead (polipropileno de alta densidade) para evitar a contaminação do solo. O galpão de seis mil metros quadrados possui sistema de exaustão de gases, que são tratados com biofiltro.

No processo são três linhas de separação de resíduos. A primeira retira os produtos orgânicos, que representam 50% do volume total destinado ao aterro e são facilmente biodegradáveis, como alimentos, cascas de frutas, material verde e outros. Segundo Stech, 10% do lixo representa materiais como pedra, alumínio, vidro e metais. Os outros 40% são borracha, papel, papelão, madeira e isopor e outros do gênero. Esse material é o que interessa para a geração do CDR.

RECICLAGEM
A segunda linha seleciona os resíduos com possibilidade de reciclagem como vidro, cerâmica, materiais ferrosos e não ferrosos. Na terceira restam os materiais de alto poder calorífico como madeira e outros que vão ser tratados e preparados para serem transformados em combustível alternativo em indústrias (produção de cimento, metalúrgicas e olarias), caldeiras, usinas termoelétricas e outros. Os equipamentos são capazes inclusive de separar os metais pesados para evitar riscos ambientais.

A Estre foi criada em 1999 e começou a funcionar como aterro sanitário. Há quatro anos, a empresa passou a buscar soluções para reduzir o volume de lixo e ingressou no ramo de reciclagem. O grupo possui unidades no Brasil, Buenos Aires e Bogotá.

http://www.oliberalnet.com.br

Nenhum comentário: