Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Primeiro transplante de células-tronco é realizado na Bahia

Uma técnica usada pela primeira vez no Brasil, traz esperança a pacientes que ficaram paralíticos. Médicos querem devolver alguns movimentos aos pacientes, implantando células tronco especiais. A primeira cirurgia foi feita hoje em Salvador.

O paciente é um policial militar de 45 anos. Ele perdeu os movimentos das pernas há cinco anos depois de cair de um telhado.

O PM recebeu injeções de células tronco mesenquimais diretamente no local onde a medula foi atingida.

As células mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente e podem se transformar em vários tipos de tecido. Cães e gatos que receberam injeções dessas células recuperaram parte dos movimentos das patas afetadas. O método começou a ser estudado há seis anos por pesquisadores da fundação Osvaldo Cruz e dos hospitais Espanhol e São Rafael.

Até o fim do ano, outras 19 pessoas com paralisia serão submetidas a esse tipo de cirurgia. Depois de operadas, todas irão fazer fisioterapia por seis meses para fortalecer a musculatura atrofiada.

O neurocirurgião Marcos Mendonça explica: “Nós esperamos que os pacientes tenham uma melhora não só da função neurológica, como melhora da qualidade de vida”, diz.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: