Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pesquisadores descobrem cosméticos contaminados

Você não vai encontrar chumbo ou arsênio na lista de ingredientes do seu brilho labial ou delineador favorito, mas um grupo de estudos ambientais, em Toronto, testou dezenas de produtos cosméticos usados ​​pelos canadenses e encontrou metais pesados em quase todos.

A Defesa Ambiental divulgou o estudo nesta segunda-feira mostrando que os consumidores canadenses não podem confiar na segurança de seus produtos cosméticos mesmo lendo cuidadosamente a lista de ingredientes.

Segundo Rick Smith, diretor-executivo da Environmental Defence. “Os canadenses merecem saber o conteúdo dos seus cosméticos, pensamos que ninguém quer colocar chumbo ou arsênio em seus lábios e faces”.

Os pesquisadores pediram a seis mulheres de várias partes do Brasil para nomear cinco produtos que utilizam diariamente. Os pesquisadores então compraram esses produtos em Toronto, e enviaram para um laboratório renomado para testar a presença de arsênio, cádmio, chumbo, mercúrio, berílio, selênio, tálio e níquel.

Com exceção do níquel, nenhum desses metais pode ser utilizado na fabricação de cosméticos por causa dos efeitos negativos na saúde. Mas esses elementos podem aparecer na maquiagem por diversas razões, não intencionais: eles podem estar presentes nos ingredientes, antes da preparação, podem ser subprodutos do processo de fabricação, ou podem ser formados pela mistura de ingredientes. No caso dos metais pesados, que podem estar presentes em rochas, solo e água usada na fabricação de pigmentos, por exemplo.

O laboratório estudou pós, blushes, bronzeadores, máscaras, delineadores, sombras, batons e glosses. Alguns produtos tiveram várias partes testadas - sombras que incluem três tons diferentes, por exemplo.

Os metais que causam maior preocupação, segundo o teste são: arsênio, cádmio, chumbo e o mercúrio, porque são considerados tóxicos segundo o Ministério da Saúde do Canadá. A presença desses metais em cosméticos deve ser limitada.

Nenhum dos produtos testados continha mercúrio, mas, o chumbo foi detectado em 96% dos produtos, o arsênio em 20 % e cádmio em 51%. O níquel foi encontrado em todos os produtos testados, berílio em 90%, tálio em 61% e selênio em 14%.

“Os especialistas se preocupam com essa exposição a metais pesados, como os encontrados nos cosméticos, porque o acúmulo desses metais no organismo pode causar câncer, problemas neurológicos, perda de memória, alterações no humor, vômitos, danos nos pulmões, queda de cabelo e problemas renais”. disse Smith.

Há indícios de que esses elementos sejam desreguladores hormonais.


Com o relatório em mãos, os pesquisadores vão pedir ao governo federal uma fiscalização maior em relação aos cosméticos.

Para os consumidores, restam algumas recomendações:

- Escolha produtos mais seguros. Para descobrir qual são os produtos mais seguros, acesse: www.environmentaldefence.ca visita, ou www.safecosmetics.org.

- Use menos. Considere eliminar alguns produtos de sua rotina diária, ou usar maquiagem com menos frequência.

Leia Mais: http://www.montrealgazette.com/Study+exposes+cracks+cosmetics+foundation/4789620/story.html#ixzz1MUA2HH2K

Fonte: Montreal Gazette

Nenhum comentário: